quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Governo e o Iceberg

Tenho a certeza que todos já viram o filme Titanic!

Ok! Do que se trata?..

Não, não é só uma história extremamente romântica e trágica com o embate de um grande navio num iceberg e afogamento de muitos passageiros. Todo o filme, tenta espelhar a realidade social da altura, como as grandes diferenças do viajar entre um pequeno número de privilegiados e a grande maioria do povo, todos em busca do sonho americano.

Peço agora que imaginem que o barco aproximando-se do iceberg é o nosso país.. Sócrates faz de comandante negligente que ignora sistematicamente os avisos..

Os baixos salários, a precariedade do emprego, o custo de vida a aumentar, o estado a apertar em impostos e a diminuir em direitos básicos como a educação e a saúde, o enorme endividamento das famílias e estado de pobreza de 1/5 dos portugueses (nisto estamos no top europeu); parece não alarmar este governo!

Lembrem-se que no filme, os pobres estão em cima uns dos outros no porão, sobre condições deploráveis enquanto oficiais da tripulação e ricos se banqueteiam lá em cima.

Como já referi num post, penso que a subida imparável dos combustíveis sem que o governo atenue os impostos sobre eles, significa que o iceberg fez um rombo tão grande no navio, que ele irá ao fundo (os portugueses não conseguirão se desenrascar mais uma vez). Porque acompanhando isso, o custo das matérias-primas essenciais irá subir (como o pão, o leite e demais alimentos), as pequenas empresas não aguentarão e virá o desemprego em massa.

Agora recordem-se dos acontecimentos do filme, perante a evidência que o navio irá afundar, a tripulação e os previliados terão os poucos salva-vidas existentes, deixando a grande maioria à sua sorte, morrer por afogamento nas águas geladas..

A minha pergunta é a seguinte: Vamos deixar que isto aconteça sem protestar? O governo já deixou bem patente que não vai “mexer uma palha” por nós! Repetiu isso mesmo hoje na assembleia da República e pelo ministro Manuel Pinho:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=94939

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=95370

O protesto dos pescadores sobre o aumento dos combustíveis vai ocurrer este fim-de-semana. E nós, os automobilistas de todos os dias, não temos nada a dizer?

Já agora não resisto em dedicar uma musica ao nosso amigo Zé, que “tanto tem feito por nós”!!

: /


2 comentários:

Anónimo disse...

[url=http://aluejxfttk.com]PZAhRZIXEP[/url] - ISorSy , http://pyfnknfrtw.com

voyance mail gratuite disse...

Claro! Bom texto, muito informativo e explícito! Obrigado por compartilhar o seu conselho.