segunda-feira, 30 de abril de 2007

Seja Um Engenheiro Em 12 Aulas

Encontrei no blog Cavalheiros do Apocalipse este video aqui em baixo. Agora já é possivel ser engenheiro em apenas 12 aulas práticas. Excelente.


Aprovado

Há algum tempo atrás referi neste post que tinha estado em exames de acesso ao ensino superior, curso de Psicologia. Pois bem, hoje sairam os resultados e é com muita alegria que partilho a minha entrada na universidade. Agora só me resta esperar pelo dia 1 de Agosto para me inscrever, efectivamente, no curso e depois esperar pelo inicio do próximo ano lectivo.
Adivinham-se tempos de mudança e do inicio de uma nova vida por estes lados.
Deixo aqui o meu agradecimento a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, me apoiaram e incentivaram nesta nova etapa da minha vida. Muito Obrigado.

Marcha Para Legalizar Cannabis

No dia 5 de Maio uma marcha a favor da legalização/normalização do cultivo, venda e consumo de cannabis, vai ter lugar em mais de 220 cidades espalhadas pelos 5 continentes, incluindo Lisboa e Porto. “Em Portugal não temos a ilusão de conseguir atingir brevemente a legalização, por isso queremos com a marcha simbólica incentivar a que haja um debate à volta do tema”, diz Pedro Pombeiro, um dos organizadores da marcha em Lisboa.
A organização espera que haja mais pessoas do que na primeira marcha do género em Portugal, realizada no ano passado e onde estiveram cerca de 200 pessoas. Em Lisboa, a concentração é às 14 horas, no Jardim das Amoreiras. No Porto, é às 15 horas, na Praça do Marquês.
Segundo Pedro Pombeiro, que afirma não estar ligado a nenhuma associação ou partido, é necessário alterar a actual lei que descriminaliza a posse da cannabis, mas “confunde consumidores com traficantes, pois a quantidade permitida é muito reduzida.”

Estou completamente solidário com esta causa, sabendo a forma como a cannabis foi proibida, no principio do sec.20, pelos EUA no sentido de fazer com que o algodão produzido por eles tivesse escoamento no mercado internacional., isto porque a cannabis é a planta mais resistente para fazer todo o tipo de fibras, desde o papel até cordas e velas para barcos, e assim sendo era necessário arranjar uma desculpa, para proibir esta planta em todo o mundo, fazendo campanhas proibicionistas com vista a dar uma má imagem da cannabis e ao mesmo tempo conseguir vender o algodão e o linho que os EUA produzem em larga escala. Esta proibição imposta pelos EUA foi, na minha opinião, mais uma forma de ganhar dinheiro com um produto que para além de ser o mais resistente na fabricação de vários materiais, pode ser usado também para fumar, e claro, para traficar , tendo assim lucros astronómicos que se a planta não fosse proibida nunca viriam a ter.
Os governos que proibem esta planta, Portugal incluido, sabem que ao faze-lo não estão a combater o problema da toxicodependencia e do tráfico, estão sim a perpétua-lo para continuarem com os lucros que sempre tiveram, para que cada vez mais pessoas consumam drogas e para que cada vez mais pessoas se alheiem dos seus problemas e da sociedade em que vivem.

"Quantos mais ignorantes, melhor para os governantes."

Eu sou a favor da legalização de todo e qualquer tipo de drogas, não só da erva ou chamon, as chamadas leves, mas também das mais pesadas como seja a heroína ou a cocaína. A proibição nunca foi solução e esta é mais uma que não vai levar a lado algum. Não é por ser proibido que as pessoas vão deixar de usar drogas, sempre houve e sempre há-de haver . O alcool que faz muito mais mal que as drogas, e é ele próprio uma droga, não é proibido, continua a desgraçar milhares de familias, só em Portugal, todos os anos, mas no entanto vende-se em qualquer esquina, continuando a atrofiar os cêrebros de quem o consome.
Quem continua a ganhar com a proibição são os mesmos de sempre, aqueles que nos governam , mas num sentido mais pessoal porque o dinheiro vai directamente para os bolsos deles, se fosse legal era o País que ganhava com os impostos arrecadados, era o consumidor que ganhava com a qualidade que consumia e eram os traficantes que desapareciam quase por completo. Assim como está é o que se vê , cada vez mais droga nas ruas, com uma relação preço/qualidade muito fraca. São as comunidades terapeuticas a florescerem como cogumelos, muitas vezes sem qualidade para prestarem a ajuda necessária aos doentes e cada vez mais toxicodependentes.

domingo, 29 de abril de 2007

Messinense Mantem-se

Há algum tempo atrás tomei a decisão de não comentar os resultados do Messinense aqui no blog, mas hoje vou ter que comentar porque a vitória com o Real de Massamá faz com que nos mantenhamos na 2ªDivisão Nacional Serie D.

Este fim de semana futebolistico só não foi melhor porque o Sporting não foi além de um empate a um golo no campo dos lampiões, porque de resto oF.C.Porto perdeu no campo do Boavista por 2-1, e o clube por quem realmente sofro, o Messinense, o clube da minha terra, do meu coração, foi ganhar no campo do Real Massamá por 4-3, num jogo muito disputado, em que estivemos a perder por 2-0, conseguimos fazer o 3-2 e acabar o jogo a vencer por 4-3. Esta vitória faz com que nos mantenhamos na 2ª Divisão Nacional, Serie D, já não precisando de ajudas de terceiros.
Tenho que agradecer a todos aqueles que tornaram este sonho realidade, primeiro aos jogadores que foram uns verdadeiros profissionais, mesmo sendo todos amadores;
segundo ao treinador que contra tudo e contra todos conseguiu fazer com que o Messinense subisse de divisão, na época passada, e agora manter na 2ªD;
terceiro à direcção que soube manter a cabeça fria, embora os resultados de inicio não fossem os melhores, viemos a fazer uma 2ªvolta excelente com vitórias nos campos em que se adivinhava derrotas, como seja o caso de Loulé em que vencemos por 1-0, de Alcantara com o Atlético vitória por 2-1 , ou este de Massamá por 4-3.
E por último o público e a população que sempre apoiou esta equipa e este projecto, embora houvesse vozes discordantes, esta vitória veio deitar abaixo essas conspirações.
O lugar do Messinense é por enquanto a 2ªD, uma divisão em que é necessário algum esforço financeiro, é certo, mas que também tem retornos em termos de visibilidade para a terra e para o concelho, que andam muito esquecidos ultimamente, parece que não se passa nada por aqui, ao menos é o futebol a dar algumas alegrias aos Messinenses e ao concelho, para não dizer ao Algarve. Um Bem Haja.
FORÇA MESSINENSE !!! SEMPRE FIÈIS !!

Heroes

Este post é dedicado ao meu irmão, que é um grande fã de banda desenhada e de séries de TV, e que me falou nesta interactividade da série Heroes que descrevo a seguir.

Heroes é uma saga épica, inpirada na banda desenhada , na qual dez pessoas comuns são misteriosamente dotadas de poderes sobre-humanos, que após um bizarro eclipse solar , manifestam poderes paranormais. Os protagonistas são oriundos de diversos países e com passados totalmente distintos. Têm em comum o facto de não serem perfeitos e terem problemas iguais aos comuns dos mortais.
Entre os protagonistas encontra-se uma stripper que luta para conseguir sutentar o filho, o seu marido, um, homem em fuga da justiça, um policia que já viu melhores dias, um artista toxicodependente, um jovem idealista e o seu irmão, um politico ambicioso, um estudante de liceu e um professor de genética cujo pai morreu em circunstâncias suspeitas. Como em qualquer banda desenhada , aos heróis opõem-se rivais bastante poderosos.
À semelhança de outras séries de TV como "Perdidos", "Prison Break" e "24" , "Heroes" recorre à interactividade para intensificar a relação com os espectadores. No dia em que o 12º episódio foi para o ar nos EUA a NBC lançou um projecto interactivo, que pretende complementar aquela produção, sob a designação de "Heroes 360 Experience". Recorrendo a conteúdos originais , criados para a internet ou para telemóvel, a estação proporciona um oportunidade aos fãs de investigar os mistérios da história, conhecer novas personagens e vislumbrar o desenrolar da trama. Os sites da "Heroes..." já receberam mais de sete milhões de visitantes desde o seu lançamento, em Janeiro, e foram efectuados cerca de 30 mil downloads de vídeos. Entre as formas de participação neste projecto interactivo conta-se também um numero de telefone para o qual o fãs ligam ou enviam mensagens de texto para receber informações, podem ainda registar-se e receber por email tyextos assinados pelos próprios personagens. Informações adicionais sobre os heróis e o enredo encontram-se dispersas pela página oficial e em outros sites ou blogs falsos, supostamente mantidos por personagens ou empresas fictícias. É o caso da página da Primatech Paper, a empresa onde trabalha Mr.Bennet e que serve de fachada a uma organização que estuda a origem dos poderes paranormais , de Activating Evolution, site criado por Mohinder Suresh em homenagem ao seu pai, Chandra Suresh e ainda o site do Corithian Hotel & Casino, um estabelecimento hoteleiro que surge em vários episódios. Existem ainda os blogs de Hiro Nakamura e da ex-agente da Mossad Hanna Gitelman e a página desta última na comunidade on-line MySpace.
A utilização de uma simbologia especifica do universo ficcional em que se desenrola a narrativa é uma das características que diferencia "Heroes" da maioria das produções para TV. A espiral, a cicatriz e o eclipse são os simbolos que aparecem com frequênçia. A espiral é um simbolo que surge, entre outros objectos, em quadros de Isaac Mendez, na capa do livro de Chandra Suresh e no cabo de uma espada empunhada por Hiro Nakamura. A cicatriz, duas linhas negras paralelas, encontra-se no pescoço de diversos personagens. A marca é resultado da injecção de um ísótopo radioactivo que permite a localização do alvo. O eclipse , para além de ser o logótipo da própria série, já apareceu numa fotografia no apartamento de Suresh e num quadro de Mendez, para além de já ter sido referido em vários diálogos. Podia falar também do 666 presente no endereço do blog e do myspace da Hanna Gitelman.
A NBC disponibiliza gratuitamente para download, no site oficial da produção, uma colecção de pequenas graphic novels que aprofundam a história dos protagonistas e apresentam novos personagens, basta clicar aqui .

sábado, 28 de abril de 2007

Aumento de Mortes na Estrada

Uma noticia do Correio da Manhã de alguns dias atrás dizia que "de acordo com os boletins estatísticos de acidentes de viação até 22 de Abril, revelados pela Direcção-Geral de Viação, o número de mortes nas estradas algarvias é igual ao verificado nos primeiros quatro meses de 2005. A tendência não mostra um aumento no número de acidentes – nos primeiros dois meses deste ano até baixou (de 301 para 285) –, mas antes uma subida no índice de gravidade, com incidência nas mortes, já que o total de vítimas (incluindo feridos graves e ligeiros) diminuiu – de 731 para 693 – nos primeiros meses deste ano face ao período homólogo de 2006."

Depois de ler esta noticia fui à procura de estudos e estatisticas da prevenção rodoviária Portuguesa e encontrei este pdf que fala acerca de da sinistralidade em Portugal e do novo código da estrada que entrou em vigor no ano de 2005. Mas não encontrei um estudo decente, que possa dizer com exactidão as causas e os números dos acidentes e das mortes na estrada.
Na minha opinião acho que uma medida que seria muito eficaz, na diminuição dos choques frontais, seria a obrigatoriedade de andar de médios ligados, mesmo durante o dia. Não sei qual a percentagem de acidentes deste tipo no "universo" rodoviário nacional, mas uma coisa é certa esta medida de certeza que diminuiria o numero de acidentes porque os condutores teriam melhor visibilidadade do veiculo que circula em sentido contrário, tendo em conta as cores que a maioria dos automóveis têm, que são tons escuros, tornando os veiculos uns autenticos camaleões da estrada, esta medida , posso afirmar com toda a certeza, seria de extrema eficácia. E se repararem destaquei a palavra "médios", isto porque há muitos condutores que pensam que andar de minimos ligados , na luz de fusco do amanhecer ou do entardecer, ou em dias de chuva, faz com os vejam melhor, puro engano. Os minimos só se devem ligar quando o carro está imobilizado à beira da estrada, nunca em andamento.

Num outro artigo , no automotor , refere que "a Suécia- onde as condições atmosféricas adversas prejudicam imenso a condução! Aqui, ao contrário de Portugal, onde morrem uma média de 2000 pessoas todos os anos, são "apenas" 550 as vítimas mortais nas estradas. Tudo devido a um esforço que vem desde de 1967, e que levou à mudança do sentido de tráfego da esquerda para a direita e a um ambicioso plano de redução dos acidentes, que levaria a Suécia a tornar-se, nos anos 80, no país mais seguro do mundo - hoje quase a par com os ingleses, nesta matéria."

E eu acrescento que uma das medidas foi mesmo essa que falei, andar de médios ligados a toda e qualquer hora do dia. Esta e outras medidas deviam efectivamente ser aplicadas , juntamente com uma maior consciencialização, com maior civismo e menos caça à multa. O que se passa neste momento é a bófia colocar-se em sitios estratégicos de maneira que apanhem o maior numero de prevaricadores em excesso de velocidade, ou seja estão a provocar uma onda de ódio e consternação em relação à autoridade por parte dos condutores e não condutores, e não estão a combater o problema.

Também acho que os acidentes são uma grande fonte de receitas para as seguradoras e medidas deste tipo quanto mais longe melhor...

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Mudança de Nick

A partir de hoje deixo de assinar como Flyover e passo a assinar como Fly. A mudança de nick deve-se ao facto de já estar farto do "over" a seguir ao "Fly".
Devo confessar que este "novo" nick tem a ver com o meu nome, sendo uma abreviatura de Flávio, e é um nick/nome/alcunha que muitos dos meus amigos pessoais e virtuais me chama, por isso não vai ser de estranhar para todos aqueles que visitam este blog , e todos aqueles a quem eu comento nos blogs deles. Acrescento ainda que o "over" para além de significar "por cima", significa também , num contexto mais pessoal, uma forma de mostrar o meu apelido "Pontes", ou seja uma ponte é o que liga duas margens , que passa por cima de algo, daí o Flyover, Flávio que passa por cima, logo Flávio Pontes.
Mas deixando de confidencias, a partir de hoje, como já referi, chamar-me-ei , simplesmente, Fly.

Homenagem a Zeca Afonso


Zeca Afonso vai ser homenageado hoje, em Faro, a partir das 21.30, com um concerto do grupo musical Drumming-Grupo de Percussão, que utiliza sons produzidos a partir de bidões de aço.




O Steel drumming, é apresentado no Teatro Municipal de Faro com as chamadas "Steel Drums" ou "Steel Pans", instrumentos criados a partir de bidões de aço originários das ilhas caribenhas de Trinidad e Tobago. O espectáculo de tributo a Zeca Afonso tem a participação especial do J.P.Simões.




Deixo um video de Steel Drumming, infelizmente não do grupo em questão, mas de uma banda da Escola Secundária de Shea , nos EUA , para terem uma ideia do que poderá ser o som . Acreditem que foi o melhor video que encontrei, pelo menos aquele que mostra mais instrumentos, um som agradável e razoavel .





Já agora que estou a falar de música, posso dizer que o Marilyn Manson (ok, eu sei que náo tem nada a ver) disponibilizou duas faixas do seu novo album no myspace. Os temas em causa são "Heart Shaped Glasses" e If I Was Your Vampire". Estes fazem parte do novo album intitulado "Eat Me, Drink Me", a ser lançado no principio de junho, "Heart Shaped..." será o 1º single e o 2º tema , longo e denso é descrito pelo próprio como " o hino gótico de todos os tempos".

Carga Policial no 25 de Abril

Acerca dessa carga que a policia teve o prazer de infligir aos cidadãos, no dia da Liberdade e num dia que se comemora precisamente o fim deste tipo de atitudes por parte do estado e da sua policia, deixo aqui um texto retirado do blog luta-social:

"A manif correu muito bem, sem incidentes até ao Largo Camões. As pessoas no Largo Camões tiraram fotos, gritaram uns slogans e algumas dispersaram. Outras ficaram mais um pouco e organizaram-se em marcha «de regresso». Assim, começaram a descer (em sentido inverso) o Chiado, virando na Rua do Carmo, umas cinquenta pessoas, gritando slogans anti-fascistas. Eu acompanhei a manifestação «de regresso» até este ponto. Verifiquei que os carros da polícia iam retirando à medida que os manifestantes se aproximavam, os três graduados da PSP, com os seus pingalins, desciam descontraidamente a uns metros à frente da manif. Não houve problemas até meio da Rua do Carmo. Na altura em que estavam os manifestantes a alcançar as escadas por de baixo do elevador de Sta Justa (a meio da Calçada), começaram eles -manifestantes- a fazer meia volta e acorrer calçada acima. Alguém os avisou que tinham sido encurralados. E assim foi. Carrinhas com polícias de choque às largas dezenas desceram em grande velocidade o Chiado, selando o alto da rua do Carmo, enquanto outras com igual força e os referidos polícias de choque subiam a rua do Carmo. Estes últimos desceram imediatamente dos carros, ainda antes destes travarem e começaram acorrer em direcção aos manifestantes, agredindo-os à bastonada enquanto estes tentavam escapar desesperadamente. Os que estavam perto, meros espectadores ou pessoas que acompanharam o cortejo de lado, ficaram também encurralados por polícias agressivos, com ameaça física a toda a gente, mas que batiam selvaticamente e sem hesitação em alguém que tivesse «aspecto» de manifestante. Vi polícias em grupos de cinco ou mais «dar caça» na baixa a manifestantes ou outras pessoas. Uma rapariga que ia a fugir, estava diante da Pastelaria Suiça, quando foi agredida, imobilizada no chão e arrastada sob prisão a 500 metros de distância para ser encurralada nos carros celulares. O mesmo passou-se com outros (eles não fizeram nenhum gesto agressivo, a fuga era para os polícias o «motivo» para perseguirem e baterem selvaticamente nessas pessoas). As pessoas que assistiram a isto tudo têm com certeza cenas de uma brutalidade inaudita para contar (é importante testemunharem para se apurarem responsabilidades) . Eu tentei evitar que as pessoas permanececem presas, tentei falar calmamente com o graduado da PSP. Este não ficou nada impressionado com o meu pedido, inclusive disse-lhe que o que estava a fazer era profundamente incorrecto e que ao menos soltasse as pessoas, pois não tinha a mínima legitimidade para as manter presas. As pessoas que foram presas, provavelmente foram brutalizadas todas no momento da prisão, pois eu verifiquei o modo de actuar da polícia em vários casos. Contaram-me que uma jovem ficou com o braço partido, o que não me espantaria. A actuação foi deliberada. Foi uma actuação destinada a instilar medo.O que fizeram e comandaram os graduados da PSP foi obviamente premeditado.Penso que eles cometeram um atentado à liberdade de manifestação e à integridade física de pessoas. É uma acusação grave mas posso (pudemos) prová-la.Queriam mostrar que são eles que decidem o que é a lei, no 25 de Abril, em especial. Assim estão eles a «garantir» a segurança dos cidadãos.Os manifestantes, não estavam a cometer nenhuma infracção grave, apenas estavam a gritar palavras de ordem e mais nada. A polícia, essa, cometeu desacatos e muitos...Fascismo NUNCA MAIS... 25 de Abril SEMPRE !!!O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO."

Deixo aqui o meu total apoio a quem sofreu na pele esta brutalidade policial.
Para onde estamos a caminhar? Será que serão apuradas responsabilidades ? Será que estes bófias serão responsabilizados pelos danos fisicos e psicológicos das pessoas que foram espancadas? A mim parece-me que não.

ACTUALIZAÇÂO 28-04-2007:
encontrei este video aqui em baixo no youtube e podem ver outro do Expresso aqui, agradeço ao blog foice dos dedos .

quinta-feira, 26 de abril de 2007

1º de Maio nas Passadeiras


Vai acontecer nas Passadeiras, na Barragem do Funcho, uma grande festa, como já vem a ser hábito. Mas desta vez a partir das 21.30 de dia 30 de Abril,vai haver concertos e alguns DJ's vão meter música até à manhã do dia seguinte, dia 1 de Maio. Posso afirmar que a festa vai ser do best, a avaliar pelo cartaz, pelos nomes que nele constam e por ser amigo de alguns deles, nomeadamente dos Stratosfear que é um duo formado pelo Rui, DJ de House e produtor, e pelo Nelinho, Baterista de créditos firmados que toca por cima da música que debitam nas colunas, esta actuação é daquelas a não perder, excelente baterista e excelente DJ. Os outros DJ's e bandas acho que não conheço , mas de qualquer maneira está em perspectiva uma grande noite de música.
No dia 1º de Maio própriamente dito , vão actuar ranchos folclóricos, de S.B.Messines e do Calvário, e vai haver muita animação num sítio edílico e que tem vindo a atrair cada vez mais pessoas, que podem fazer neste sitio grandes piqueniques e passar um dia cheio de actividades culturais e de lazer. O ano passado tivemos um slide de 250 metros para quem quisesse ter uma vista diferente da barragem, este ano espero que para além dos DJ's e dos ranchos folclóricos haja também actividades mais radicais, para a malta se divertir.
Vemo-nos então nas Passadeiras 2ª feira à noite.

A militarização da neurociência

Não tenho por hábito fazer plágio , mas este artigo que encontrei no resistir.info merece que eu o copie , pelo menos em parte.

O artigo fala da neurociência e dos apoios que o Pentágono está a dar para desenvolver novas armas e novos soldados. Segundo o fascinante e assustador novo livro de Jonathan Moreno, Mind Wars: Brain Research and National Defense , a Agência para Projectos de Investigação em Defesa Avançada tem financiado investigação nas seguintes áreas:

  • Interfaces cérebro-máquina ("próteses neuronais") que permitirão aos pilotos e soldados controlar armas tecnologicamente avançadas apenas com o pensamento.
  • "Robôs vivos" cujo movimento pode ser controlado através de implantes cerebrais. Esta tecnologia já foi testada com sucesso em "ratos-robô" e poderá levar a animais controlados remotamente para detecção de minas ou até a soldados controlados remotamente.
  • "Capacetes de retorno cognitivo" que permitem a monitorização remota do estado mental dos soldados.
  • Tecnologias de imagens por ressonância magnética ("impressões digitais cerebrais") para usar em interrogatórios ou em detecção (screening) de terroristas nos aeroportos. Bastante distante das questões sobre as suas taxas de erro, tais tecnologias levantariam a questão da possível violação da Quinta Emenda, contra a auto-incriminação.
  • Armas de vibração ou outros neuro-perturbadores que provocam a confusão nos processos de pensamento dos soldados inimigos.
  • "Neuro-armas" que usam agentes biológicos para excitar a libertação de neurotoxinas (a Convenção das Armas Biológicas e de Toxinas bane a acumulação destas armas para propósitos ofensivos, mas não para investigação "defensiva" dos seus mecanismos de acção).
  • Novas drogas que possibilitem aos soldados deixar de dormir durante dias, a apagar as memórias traumáticas, a suprimir o medo ou a reprimir as inibições psicológicas contra o homicídio.

Os líderes militares e científicos que pagam as "neuro-armas" argumentarão que os EUA são o único país nobre a quem poderão ser confiadas tais tecnologias, enquanto outros países (excepto alguns aliados) não terão esse direito. Vão também argumentar que estas tecnologias salvarão vidas e que o engenho dos EUA irá permitir dominar outros países na corrida às "neuro-armas". Quando for tarde demais para voltar atrás, irão declarar surpresa pelo facto de outros países se terem actualizado tão depressa e por uma iniciativa que deveria assegurar o domínio americano, ter ao invés levado a um mundo onde toda a gente esteja ameaçada pelos soldados químicos e o "robô-terrorismo" saído do Blade Runner( podem ver o trailer deste filme aqui).

Enquanto isso, cientistas individuais dirão a si próprios que se eles não fizerem esta investigação outros a farão. O financiamento da investigação será suficientemente dominado por aqueles que concedem as autorizações militares, o que provocará que alguns cientistas tenham de escolher entre aceitar o financiamento militar ou desistir da sua escolha de campo de investigação. E o muito real uso dual destas novas tecnologias (o mesmo implante cerebral pode criar um soldado robô ou reabilitar um doente que sofra de Parkinson) irá permitir aos cientistas dizerem a si próprios que estão "realmente" a trabalhar em tecnologias da saúde para melhorar o destino humano e que o financiamento só por acaso vem do Pentágono.

Infelizmente, no entanto, Moreno (p.163) cita Michael Moodie, um antigo director do Instituto de Controlo de Armas Químicas e Biológicas, quando este diz "As atitudes dos que trabalham nas ciências da vida contrastam fortemente com as da comunidade nuclear. Físicos, desde o início da era nuclear, incluindo Albert Einstein, compreenderam os perigos da energia atómica e a necessidade de participar activamente na gestão destes riscos. Os sectores das ciências da vida estão a atrasar-se a este respeito. Muitos menosprezam a reflexão sobre o risco potencial do seu trabalho".

Isto deixou-me mesmo a pensar no que ainda está para vir, dos neocon espera-se tudo , desde que seja para fazer guerra....

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Inauguração do Tunel do Marquês

Foi hoje inaugurado o tunel do Marquês, uma obra envolta em muita polémica. Não vou falar do dia que escolheram para inaugurar o dito, que diga-se de passagem não concordo, mas pronto, o que quero mostrar não é isso.
O túnel foi inaugurado, mas será que foi mesmo hoje a primeira vez que alguem andou naquela artéria? Pois é uns intrépidos skaters andaram por lá, há 1 semana atrás e filmaram tudo. Como não podia deixar de ser , neste dia de Liberdade(s), deixo aqui o video dessa façanha.

Muitos homens na Prisão

Um poema de Ary dos Santos, declamado pelo próprio, em homenagem aos resistentes anti-fascistas. Uma justa homenagem.

25 de Abril Sempre

Portugal comemora hoje o 33º aniversário da Revolução de Abril. A Revolução que pôs fim ao regime fascista e restituiu as liberdades, consagrando simultaneamente um vasto conjunto de direitos como sejam, entre outros, o direito de reunião, expressão, manifestação, o direito a férias, o direito à greve e à contratação colectiva, a abertura de inumeras profissões ás mulheres, a consagração de um Serviço Nacional de Saúde e da protecção social generalizada no âmbito da Segurança Social, e o 13ª mês de ordenado (que o Soares quis tirar logo no seu primeiro mandato como 1º ministro).


Os direitos sociais, políticos, económicos e culturais têm vindo desde há anos a serem objecto de ataques sistemáticos por parte dos sucessivos governos, com as suas políticas de direita, sempre em nome da modernidade e da defesa dos interesses dos portugueses. Quanto mais dizem defender os portugueses mais se vai verificando o ataque aos seus direitos.

É assim ao nível da contratação colectiva e das garantias de trabalho com direitos e no que respeita à destruição do aparelho produtivo. É assim com a política de destruição do Serviço Nacional de Saúde, com a degradação da situação no ensino e da proteção social no quadro dos ataques à segurança social.`

É assim também ao nível da região, com o aumento das assimetrias, da pobreza, da precaridade, da destruição do tecido produtivo.

Portugal vive cada vez mais de projectos espectáculo, enquanto a resposta ás reais necessidades dos Portugueses vão sendo adiadas.

Os Portugueses têm na história da luta contra o fascismo e pela liberdade importantes momentos de afirmação. É esse espírito de resistência e luta, que alguns pretendem destruir e mesmo apagar da memória, que é necessário avivar e colocar na ordem do dia. Tal reveste-se de particular importância , quando se vai assistindo a uma ofensiva no plano ideológico de branqueamento do fascismo e das suas reais consequências para os Portugueses; quando se vai assistindo ao recrudescimento de actividades de grupos neonazis e neofascistas.

É preciso perceber e ter presente que o fascismo é um fenómeno histórico de uma determinada conjuntura. Tem carácter universal, com raízes sociais e económicas que aparecem como resposta desesperada a uma sociedade em crise e a uma classe que pretende impor pela força a manutenção do seu domínio e condicionar a sociedade aos seus interesses.

A violência da exploração, da injustiça social corróia democracia, retira-lhe o apego das pessoas.

Gritar Fascismo Nunca Mais! é não só recusar esse passado que durante tantos anos oprimiu o povo Português, mas também manifestar a disponibilidade para no presente intervir, agir e lutar por um futuro de maior justiça social, de trabalho com direitos, de respeito por quem trabalha.


Por estas e por outras:


25 de Abril Sempre!! Fascismo Nunca Mais !!

terça-feira, 24 de abril de 2007

Harry no Iraque

Uma noticia de ontem dava conta que "Rebeldes ameaçam raptar principe Harry", mas não foi esta notícia que me fez escrever um post acerca disto, foi sim a resposta do Ministério da Defesa Britânico (MDB) que diz a seguinte frase: "...os maus sabem que Harry vai para o Iraque." Os maus (?) sabem , agora depende do ponto de vista e de saber quem são os maus aqui. dividir o mundo entre o bem e o mal, como o Bush fez com o seu eixo do mal, revela que os argumentos destes bandidos já estão nas últimas e que é necessário outro tipo de artimanhas para convencer um público cada vez mais descrente nas politicas catastróficas para o povo em geral, e para o Médio Oriente em particular.



Eu não tenho dúvida nenhuma que a quem o MDB se referia era a eles próprios, e que se calhar já tem lá no Iraque uma equipa treinada e preparada para raptar ou mesmo matar o Harry, como dei conta num post escrito há algum tempo atrás . De qualquer das formas esta ida do principe para o Iraque não é inocente e há ali algo mais que o simples desejo dele de combater numa frente de batalha.
Outra noticia, que não tem nada a ver com esta ou talvez tenha, é um comentário do general Loureiro dos Santos numa conferência em que falou da nova ordem internacional como ele lhe chamou, eu prefiro chamá-la New World Order, e que diz o seguinte "A Europa, a Rússia e a China pertencem todos à Eurásia, e uma das grandes estratégias dos EUA é manter a região o mais fragmentada possível". E eu acrescento "Assim como todo o mundo , enquanto houver caos é mais fácil de controlar, como se pode ver pelas políticas, decretos lei aprovados nos últimos anos e que vizam , cada vez mais, controlar os cidadãos de todo o mundo".

Imagens do Sol em 3D

O site da NASA disponibiliza imagens video do Sol, em 3D. Aconselham a usar óculos 3D para ver melhor essas imagens, caso não tenham em casa algum par perdido , é fácil de fazer e até pode ser divertido, para isso precisam de :

  • Uma folha de cartolina, de qualquer cor

  • Uma tesoura

  • Folha de acetato vermelha e azul

  • Fita-cola

Podem ver e fazer o download do desenho dos óculos aqui .

Depois de cortar a folha de cartolina com a forma dos óculos , e não esquecer de fazer uns buracos na cartolina para os olhos,

corta-se as folhas de acetato em forma de rectângulo um pouco maiores que os olhos da cartolina,

e vamos colar estes rectângulos na cartolina com a fita adesiva, é importante que a fita adesiva não passe para o campo de visão dos óculos, e que o acetato vermelho fique no olho esquerdo e o azul no direito.

Agora é só ver as imagens do sol em 3D que nos disponibilizam aqui , através de uma técnica chamada Anáglifo, que consiste em imagens impressas em cores complementares que, vistas através de óculos coloridos, dão a sensação de relevo. Para termos o efeito 3D completo o(s) filmes(s) devem ser vistos através de um aparelho que forneça dois projectores de video stereo, embora num monitor normal tenhamos uma ideia da beleza que as imagens podem nos mostrar.

kerodownload.com

Hoje estava no trabalho, de conversa com um colega e a certa altura falou-se no kerodownload, um site português para fazer downloads grátis de quase todos os programas, para não dizer todos. O mais engraçado foi que quando vinha no carro, a ouvir a Antena3, falaram precisamente nesse site . e claro isso reforçou a minha curiosidade, quando cheguei a casa fui logo ver do que se tratava . Fiquei a saber que é só fazer o registo, inserir um email válido e ir à caixa do correio clicar no link que nos enviam.
A página é simples e fácil de visualizar e de encontrar aquilo que procuramos, e tem ainda mais uma vantagem que é a de todos os downloads contam como tráfego nacional, para aqueles que têm problemas com os limites está aqui uma boa solução.
As coisas não acontecem por acaso e isto está tudo interligado, como se pode constatar neste exemplo , não sei o que isto quer dizer mas de certeza que é uma coisa boa, ou então vai-me acontecer uma desgraça tipo ter que formatar o pc e assim já sei onde vir buscar os programas que me faltarem, lol.
Tinha que partilhar isto porque é um exemplo do que nos acontece diariamente e que por vezes estamos atentos e vemos os sinais , outras passa-nos completamente ao lado, mesmo que tudo indique um caminho a seguir e nós, por teimosia ou burrice, não vamos por aí.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Prémio Thinking Blogger



A Tasca do Teixeira atribuiu-me o prémio Thinking Blogger, sinceramente este era um prémio que não estava mesmo à espera de receber, nunca pensei que fizesse alguem pensar com aquilo que escrevo por aqui, até porque essa não é, e nunca foi, a minha intenção. Fico extremamente feliz sabendo que isso acontece e que de alguma forma aquilo que escrevo, pode servir de inspiração a outros , que por uma razão ou por outra visitam este espaço.

Agora, para não quebrar a corrente, vou nomear cinco blogs que me fazem pensar e os quais sou visita regular. Acerca da nomeação do Teixeira, alguns dos que ele nomeou são tambem os que visito regularmente, para não dizer todos os dias, por isso vou nomeá-los na mesma porque são dos blogs que conheço que mais me fazem pensar. Assim sendo, e sem mais demoras aqui vai a lista dos meus nomeados , e não necessáriamente pela ordem apresentada:



  • Irredutiveis Serrenhos - este é um blog com um grande sentido critíco e de humor para as questões que afligem o concelho de Silves. Uma "voz" cada vez mais forte que defende sempre os interesses da população, sem medo da classe politica local, ou de ferir susceptibilidades. Um bem haja.

  • We Have Kaos In The Garden - conheci este blog há pouco tempo, mas é já um dos que sou visita regular. Sempre com grandes fotomontagens de temas actuais da sociedade portuguesa.

  • Витор Хьюго - conheço este blog praticamente desde que me iniciei nestas lides, e merece sem dúvida este prémio pela música que dá a conhecer regularmente.

  • Cerveja Fresca - outro dos que conheço desde o principio, e que é dos que me inpiraram a fazer um blog. Merece também este prémio pelas fotografias que arranja sabesse lá onde e pelo humor inteligente presente em todos os posts.

  • A Tasca do Teixeira - pois é nomeou-me como um dos que o fazem pensar, e este prémio não é bajulação, é completamente meritório por diversas razões, pelos posts sempre actuais, pelos temas que apresenta e também por ter sido dos primeiros, para não dizer o primeiro , que tive conhecimento e que me inpiraram a fazer este sitio. Por estas e por outras merece inteiramente o prémio.

Muitos mais podiam ser nomeados mas acho que estes são mesmo o top 5 para mim, não necessáriamente na ordem apresentada como já referi.

Todos os blogs apresentados podem vir reclamar o prémio aqui mesmo e se quiserem nomear mais uns cinco podem faze-lo, se não quiserem eu compreendo, até porque alguns deles foram nomeados por outros tambem para este prémio há bem pouco tempo. Para todos eles um forte abraço e votos que continuem com inspiração e vontade.

De Phazz em Portugal

Os De-Phazz voltam a Portugal, ao Paradise Garage em Lisboa, para mais um concerto no dia 10 de Maio, os bilhetes custam 20€.Um concerto a não perder.
Os De-Phazz que trazem um album novo "Days Of Twang", lançado no passado dia 23 de Março, e que posso dizer está muito bom , como de resto já nos habituaram, são uma banda alemã , que junta jazz, soul , bossa nova, ritmos latinos com o electronico . O nome significa DEstination PHuture jAZZ.
Neste post podem ver um video retirado do De Phazz DVD , onde podemos ver imagens da passagem deles pelo Lux, em Lisboa, e ter uma ideia do que pode ser o concerto do próximo mês, no Paradise.




A partir de hoje tenho ali na barra lateral um link para a agenda de concertos em solo nacional mais completa que conheço, a epilépsiaemocional.

domingo, 22 de abril de 2007

O Algarve Que Ainda Temos ...

Terminou hoje a exposição fotográfica, que o meu amigo António Mendes aka Bacalhau, efectuou na sede do PCP, em S.B.Messines, desde o passado dia 13 de Abril.

Infelizmente só hoje é que me foi possivel escrever alguma coisa acerca desse evento, que eu tive o privilégio de ver no dia da abertura, embora só por alguns minutos, já no final e diga-se de passagem acho que estava muito boa .
A exposição foi acerca do Algarve, desde casas a chaminés , havia de tudo um pouco, fotos a preto e branco muito bem tiradas . Neste post podem ver uma dessas fotos.
Sinceramente acho que deviam prolongar mais um pouco a exposição , uma semana é pouco tempo para que possa ser apreciada por todos.


sábado, 21 de abril de 2007

FIMA 2007

Está a decorrer , em varias localidades algarvias, o 29º Festival Internacional de Música Algarve - FIMA 2007, evento que começou em 6 de Abril e termina a 9 de Junho de 2007, com a participação de mais de 200 artistas nacionais e internacionais, distribuidos por 13 concertos.
Podem ver todo o programa clicando aqui.
"A direcção artistica é assegurada por Osvaldo Ferreira, maestro titular da Orquestra do Algarve.
Desde Lagos a V.R.S.António, esta 29ª edição será apresentada nas salas mais emblemáticas do Algarve. São estas, espaços históricos como a igreja matriz de Alvor e os mais modernos equipamentos culturais, como o Teatro Municipal de Faro e o Auditório Municipal de Lagoa.
A adesão e a cooperação de todos (?) os municípios mais experientes na apresentação de música erudita - Lagos, Lagoa, Portimão, Loulé, Faro, VRSA - garante a presença deste festival em todas as regiões do Algarve (?), alcançando assim os públicos nacionais, mas também os residentes e visitantes internacionais que apreciam esta género de eventos."

Estes dois últimos parágrafos foram retirados de um panfleto publicitário ao festival , e eu deixo aqui uma pergunta no ar: presença deste festival em todas as regiões do Algarve ?
A mim parece-me que o concelho de Silves ou não pertence ao Algarve ou então a sua presidente anda a dormir e parece que não sabe que acontecem eventos culturais na região. Acho que o concelho e a Câmara Municipal tinha aqui uma boa oportunidade para dar uso aos espaços que inaugura e que depois não acontece mais nada.
É muito triste ver que não se passa mesmo nada neste concelho . Obrigado Isabel Soares e acessores da cultura do concelho (se é que existem) por contribuirem ainda mais para a estupidificação dos munícipes.

Deixo aqui um video de Ute Lemper , que vai actuar em Faro , no Teatro da Figuras, no dia 5 de Maio. Um concerto a não perder.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Fim dos Exames

Como os visitantes deste blog devem ter reparado , ultimamente não tenho postado com a reguralidade habitual e que gostaria, porque tenho andado em exames de acesso ao ensino superior. Pois é, tive essa brilhante decisão há alguns meses atrás e resolvi me inscrever para fazer os exames que dão acesso ao curso de Psicologia que ando há muito a adiar.
Pois bem , ontem tive prova de Estatística/Matemática, não sei para que é que esta disciplina serve num curso de Psicologia mas pronto lá tive que fazer o exame, que diga-se de passagem me correu melhor do que estava à espera, (tendo em conta que não tinha matemática há 15 anos), onde tive mais dificuldade foi nas expressões numéricas que já não me lembrava sequer que isso existia.
Hoje tive o exame de Psicologia, e este sim estudei durante 20 dias a matéria, embora tenha sido dificil para mim que já não pegava num livro para estudar há muito tempo, e isto se alguma vez peguei. Para este teste enchi-me de cábulas com tudo o que saiu, sim porque a fazer cábulas aprende-se muito e depois podem sempre a vir fazer falta, mas só usei duas delas porque para além de o sitio que me foi destinado não ser o mais propício para fazer uso das ditas, ainda me lembrava de algumas coisas que lá tinha escrito.
Fazendo o balanço destes testes , não tenho grande fé em entrar , mas a esperança é a última a morrer e como tal fico à espera dos resultados que saiem na próxima sexta ou na segunda-feira seguinte.
Isto de voltar aos estudos depois de tantos anos parado , e de tanto atrofianço cerebral à pala dos químicos ingeridos não é facil, mas só o facto de ter tomado esta decisão , de a ter posto em prática, independentemente de entrar ou não , é uma vitória para mim .
Vamos ver o que isto dá ...

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Kilimanjaro

Numa notícia do Correio da Manhã de ontem , infelizmente não disponibilizada no CM online, diz que , e passo a citar : " Afinal, o monte Quilimanjaro, em África, vai manter o seu glaciar por muitos e bons anos, ao contrário das últimas previsões, que davam menos de 20 anos para o fim do gelo na montanha mais alta do continente africano.

Segundo um estudo da Universidade de Innsbruck, na Áustria, o gelo tropical permanecerá para lá de 2040, acrescentando que a chuva , não a temperatura, é a chave para o futuro da neve no Quilimanjaro.

A equipa de cientistas utilizou três estações metereológicas no topo da montanha que registaram os valores da temperatura, pressão, radiação solar, humidade e vento."

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Mais percussão

O meu amigo Peixoto arranjou-me mais um video dos Percutunes, um grupo de percussão dos alunos da escola primária de Tunes no Algarve, onde ele é professor e o mentor deste projecto.
Há algum tempo atrás já tinha mostrado um video deste moços aqui , entretanto depois de vários ensaios tenho uma curta apresentação para vos mostrar neste post. Fiquei a saber,tambem, que estão a preparar um workshop , lá mais para o verão, com os Tocándar.
Prometo falar acerca desse evento quando chegar a altura, por agora deixo-vos com o novo video dos Percutunes:

terça-feira, 17 de abril de 2007

Pink Floyd

As teorias oficiais dizem que o nome de Pink Floyd surgiu em homenagem a dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The PINK FLOYD Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd.
Sinceramente, discordo que esta seja a verdadeira razão, há algum tempos atrás conversei com uns cámones, que viveram nos anos 60, e eles contaram-me uma história muito engraçada acerca do nome que davam aos ácidos (LSD), nessa altura, chamando-lhes "Floyd", e diziam que havia um que tinha o nome de "Pink", daí o nome da banda. Ora bem , esta hipótese é muito mais plausível vindo de um alucinado Syd Barret, para não falar nos restantes membros da banda.
Acredito que esta seja a verdadeira razão para o nome Pink Floyd, o nome de um ácido chamado Pink, que existia na altura que eles formaram a banda, como se sabe os primeiros albuns eram bastante psicadélicos e só mesmo com uma trip em cima para os ouvir.
Independentemente da origem do nome Pink Floyd, são daquelas bandas que vale a pena ver um concerto ao vivo e de comprar a discografia , pelo menos até ao The Final Cut.
Deixo aqui um video de um concerto de 1994, Pulse, o mesmo que passou por Alvalade e que eu tive o privilégio de ver.:)
Se tiverem dificuldade em visualizar podem ver o video completo neste sitio.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Mais um cartaz



Agradeço ao blog da Nalga pelo excelente outdoor.

UnI é suspeita de falsificações (?)

Parece que ainda não foi desta, que o nosso primeiro-ministro Sócrates, esclareceu todas as dúvidas acerca do seu diploma de engenheiro. Segundo uma noticia no PortugalDiário "... o certificado que o Sócrates apresentou na câmara da Covilhã tem números que não estavam em vigor à data da alegada emissão do certificado. A informação foi avançada este sábado pela TVI. Segundo a estação de televisão o indicativo «21», no número de telefone e fax visíveis no certificado de 1996 só entraram em vigor em 1999. Tal como o código postal com sete dígitos, também visível no rodapé do documento, só começaram a ser usados em 1998."
Esta questão foi levantada, em primeira mão, pelo blog Braganza Mothers , e não sei se já alguma televisão , para além da TVI, deu destaque a esta notícia , isto porque não vejo TV há 2 ou 3 anos, excepto um ou outro jogo de futebol.
De qualquer da formas este problema das habilitações do Sócrates já começa a cheirar a merda demais. Enquanto isso as leis contra os trabalhadores vão sendo aprovadas, o desemprego vai aumentando, a caça à multa é a prioridade policial e o chefe do governo Português é um intruja de todo o tamanho.
Como é que querem que o povo cumpra, se quem devia de dar o exemplo é aquilo que se vê?

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Supersticioso

Lembrei-me desta musica , neste dia de superstições, não há nada melhor que os Heróis Do Mar
Eu cá não sou supersticioso, mas o pai dela dá-me azar.

Doçuras...

Não vou falar do dia de hoje, sexta-feira 13, para isso deixo um link para um artigo que fala acerca desse dia, amado por uns e odiado, diria antes temido, por outros, aqui.

O que eu quero mostrar é um video retirado dum filme da Walt Disney, chamado "L'Opéra Imaginaire" , em françês porque não sei o titulo em português, as vozes são feitas pelo Coro dell'Accademia di Santa Cecilia de Rome, e a musica chama-se Traviata - Choeurs des Bohémiens . Tenho a certeza que muita gente não gosta de opera, eu incluido, mas o video está muito bem feito , como aliás é apanágio da Disney, e pode-se dizer que é um video muito doce.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

A Deturpação de Estudos Cientificos


Ainda acerca do aquecimento global e do relatório do IPCC acerca das alterações climáticas, encontrei alguns artigos muito interessantes no blog mitos-climáticos, que por sua vez tem um link para outro blog , o ambio , e que falam da forma como o IPCC furjou o relatório inicial em que dizia que "... 20 a 30% das espécies estudadas corriam o risco de extinção...", mudando para "... 20 a 30% de todas as espécies da Terra correm o risco de extinção...", é de salientar que em termos de risco de extinção foram avaliadas 0.02% das espécies estimadas, o que corresponde a aproximadamente 0.1% das espécies conhecidas.
Outro post do ambio, tambem muito interessante é este aqui , com uns comentários muito bons e pertinentes , e que fala da alteração feita logo na conferênçia de imprensa que houve a seguir à reunião do IPCC , em que a pessoa que leu o relatório na conferência modificou o "espécies estudadas" para "todas as espécies" e toda a comunicação social foi atrás deste erro propositado (?), sem sequer o meter em causa.
Os links que coloquei neste post e tudo o que neles está escrito , para alem de deste outro post em que eu falo do aquecimento global, é de extrema importância para que se possa perceber o que está por trás da onda de alarmismo, presentes em todos os média a nível mundial.
E mais uma vez, ninguem diz que não há aumento de temperatura, o que se diz é que as razões apontadas não são as mais correctas, há outros factores que não estão a ser levados em conta e que nem sequer são equacionados.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Graffiti Machine

Na sequençia do post anterior, e porque estou sem tempo para pensar o que escrever no blog, devido a dois exames muito importantes que se aproximam, deixo aqui um video duma máquina de fazer grafs, literalmente.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Space Paintings

Acho que quase todos conhecem as pinturas espaciais feitas a spray, pelo menos aqui na minha zona, no verão, é coisa que não falta. Encontrei no youtube, uns videos em que se pode ver as técnicas utilizadas pelos artistas para fazer aqueles efeitos espectaculares.



E que tal uma lição de como se usa as técnicas , para fazer os planetas...




Este ultimo video é do Spraypaintman e podem aceder a mais videos, com mais algumas lições de como fazer pinturas com spray , clicando aqui.
E já agora deixo aqui um obrigado a estes gajos que se dão ao trabalho de fazer estes videos e ensinar alguma coisa a quem gosta de pintar, como o meu caso, pode ser que um dia destes faça umas pinturas deste género. :)

Kova M rula


Fiquei a saber que na Cova da Moura não se vende só droga e afins, também há uma corrente cultural muito forte e que existe um movimento de produção de T-Shirts e Bonés como esse da imagem deste post, que está a ter uma grande aceitação, pelo menos lá no bairro. Este projecto é mantido por jovens da "Associação Cultural Moinho da Juventude" , podem visitar o site deles em Kova M e fazer a encomenda dos artigos disponiveis e conhecer um pouco mais deste bairro ás portas de Lisboa.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Vicious Five no Oeiras Alive 2007

Os portugueses Vicious 5 são a mais recente confirmação para o Oeiras Alive!07.
Segundo a página do MySpace , a banda nacional actua no dia 9 de Junho, partilhando o palco com os Smashing Pumpkins e os White Stripes.
Os autores de Up on the Walls são o quinto projecto nacional presente no cartaz do evento, que se realiza no Passeio Marítimo de Algés entre os dias 8 e 10 de Junho.
Os bilhetes já estão à venda e custam entre €45 (1 dia) e €90 (3 dias).
Até à data, o cartaz é o seguinte:
Dia 8: Pearl Jam, Linkin Park, The Used e Blasted Mechanism
Dia 9: Smashing Pumpkins, White Stripes e Vicious 5
Dia 10: Beastie Boys, Da Weasel, Sam The Kid e Buraka Som Sistema

Deixo aqui o video do excelente "Bad Mirror" do album "Up On The Walls":

domingo, 8 de abril de 2007

Inteligência Emocional

Há uns anos atrás , as emoções eram consideradas do domínio privado , e nem sequer eram tidas em conta nas nossas vidas. Actualmente dá-se cada vez mais importância a esta área. As emoções estão presentes em qualquer situação e podem criar complicações se não forem bem geridas.
A inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções. Trata-se de uma área relativamente nova da psicologia. Em 1995 o psicólogo Daniel Goleman começou a publicar livros sobre este tema e rapidamentese tornou popular. Por outro lado, recentes avanços das ciências da mente e do comportamento (psicologia, psiquiatria, neurofisiologia) têm demonstrado a importância das emoções nos processos de decisão e no desempenho profissional dos individuos ou grupos.
A inteligência emocional não é geneticamente programada, sendo aprendida através da educação e das experiências de vida. De certa forma, é como se possuissemos duas mentes com dois tipos diferentes de inteligência: racional e emocional. Mas a nossa vida é determinada principalmente pela inteligência emocional. Mesmo que sejamos muito inteligentes , só podemos ser bem sucedidos profissional e socialmente com alguma dose de inteligência emocional.
Por exemplo, muitas pessoas, mesmo com um QI elevado, possuem um baixo QE. A conjugação destes dois factores faz com que sejam muito eficazes nos dominios racionais mas insensíveis na sua vida afectiva e social.. Geralmente tornam-se arrogantes e inaptos nos relacionamentos. Por seu turno, pessoas com alto QE mas QI regular tendem a gerar empatia e confiança. O ideal é haver um equilibrio entre os dois tipos de inteligência.

Para termos um QE elevado é necessário, tambem, termos um conhecimento das emoções que estamos a sentir e para isso temos que estar atentos aos sinais que o nosso corpo transmite nas situações que vivemos no dia a dia. São cinco, as emoções básicas do corpo humano:

  • Zanga - Manifesta-se na tensão nos músculos dos braços e/ou das pernas.
  • Medo - sente-se na boca do estômago e no peito.
  • Dor - ou tristeza, sente-se no peito na zona mais central.
  • Prazer - é sentida na zona pélvica.
  • Amor - sente-se no peito, na zona do coração.

Na nossa cultura ainda existem muitos preconceitos e falácias sobre as emoções básicas. Assim:

  • Zanga - os homens podem mostrar zanga , as mulheres não, porque zanga é sinal de energia, de poder e de virilidade. Zanga ainda é entendida como desamor, não gostar ou não ser gostado. Se tu estás zangado comigo, é porque não gostas de mim. Também zanga é dita como sendo igual a destruição. se eu chego a zangar-me, poderei destruir alguém, ou destruir-me.
  • Medo / Dor - mostrar medo ou dor é sinal de fraqueza, logo os homens não podem mostrar tais sentimentos, quando muito isso é para as mulheres. Se eu mostro medo, sou atacado e não serei capaz de me defender. A dor é associada á morte. Se eu mostro dor, vou sofrer ainda mais, partir-me-ei todo e morrerei.
  • Prazer / Amor - desejar ter prazer, é ser infantil, irresponsável, imoral, asqueroso, debochado, desavergonhado. Amar é ser romantico, logo ultrapassado e antiquado. O amor é também uma armadilha. Se eu expresso o meu amor por alguém, ficarei vulnerável e à mercê desse alguém a quem confesso o meu amor ( a titulo de ex. uma passagem de uma entrevista à Dra.Maria Belo, psicanalista : "... Você diz que me defendi do amor; eu acho que era tão frágil em relação ao amor que me deizaria apanhar de forma profunda e perderia a minha liberdade...". Para outros o amor e o prazer são identificados como uma utopia, como algo tão nobre e superior, logo longe do alcance dos seres humanos que são imperfeitos. Não presto, não mereço existir com prazer, nem mereço ser amado.

No campo das emoções urge fazer a revolução, social e individual. Aceitar o que se sente, que não é verdadeiro nem falso, é o que é! Aceitar que a zanga ( a raiva, ou , como outros preferem, a indignação), o medo, a dor (a tristeza), o prazer, o amor (a alegria) são inerentes à condição humana.

Sentir é estar bem vivo, é estar despertado, é estar mais saudável. Negar as emoções , desistir ou anestesiar o sentir ( com alcool , drogas, calmantes, etc) é caminhar para a apatia vegetativa, para a doença. Aliás , existe uma doença chamada alexitimia ou a incapacidade de sentir, de diferenciar sentimentos, será que é para lá que caminhamos ou será que estamos a dar os primeiros passos no auto conhecimento emocional e duma vez por todas mudarmos o mundo e a forma de viver e sentir a vida. Para isso acho que parte de cada um a forma como vive com as emoções , mas também é necessário uma aprendizagem , ou melhor um ensinamento a nivel escolar para que aos poucos se vá mudando a sociedade belicista e torná-la numa sociedade de amor e fraternidade. Embora eu ache que os governos não estão dispostos a ensinar isso ás crianças, o sistema de ensino está virado para o racional em vez do emocional, e enquanto assim for quem ganha são sempre os mesmos, ou seja aqueles que fazem a guerra e ganham com isso e quem perde é sempre o povo que vai combater e morrer por causas que não são as deles, mas este assunto fica para outro post.

sábado, 7 de abril de 2007

Sôdade

O autor da morna Sôdade, um dos maiores sucessos da intérprete cabo-verdiana Cesária Évora, morreu terça-feira na ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. Armando Zeferino Soares, com 77 anos, era comerciante da ilha de São Nicolau e o funeral realizou-se na aldeia natal, Praia Branca, na mesma ilha cabo-verdiana.
Sôdade, a música que o tornou famoso e ficou célebre na voz de Cesária Évora, era conhecida também por ter dado origem a uma grande polémica .
A dupla Cabral-Morais tinha-a registado na Sacem (organismo que administra os direitos autorais em França) em 1991, quando o primeiro grande exito de Cesária Évora , "Miss Perfumado", estava para sair. Isso, depois de esta música ter sido gravada por vários outros intérpretes, entre os quais o próprio Amândio Cabral, em 1960, e o angolano Bonga, no início da década de 70.
Armando Zeferino Soares contou à Lusa que concebeu a musica quando foi despedir-se de um grupo de conterrâneos que iria emigrar para São Tomé e Príncipe, nos anos 50.
"Estávamos na despedida de um grupo de amigos que ia embarcar para São Tomé e na despedida fiz esta música", recordou na altura. Daí a letra: "Quem mostra" bo/Ess caminho longe?/Quem mostra" bo/Ess caminho longe?/Ess caminho/Pa São Tomé."
Naquela época, as despedidas musicais eram comuns e muito carregadas de emoção, pois vários cabo-verdianos não regressavam das roças de cacau e café de São Tomé.Cinquenta anos depois, a morna Sôdade é considerada como a mais emblemática música de Cabo Verde. Hoje esta palavra dá nome a bares e discotecas e até a revistas de música e tartarugas de Cabo Verde.
Cantada por vários intérpretes cabo-verdianos e de outras nacionalidades, Sôdade reflecte uma das principais características do cabo-verdiano e da música de Cabo Verde: a saudade e o amor à terra e o dilema de "ter de partir e querer ficar".

Deixo aqui uma justa homenagem:

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Encontrado um desenho de "O Principezinho"


Foi encontrado no Japão , ao que tudo indica, um original pintado por Antoine de Saint-Exupéry, autor de "O Principezinho". A aguarela , que pode ser vista neste post, foi entretanto comprada por 1,2 milhões de ienes (cerca de 7500 euros) pelo museu de livros ilustrados de Ehon Kiyosato, na provincia de Yamanashi.

A gravura foi descoberta em 1994 por Minory Shibuya ( encarregado do museu que comprou o desenho) numa feira de livros em segunda mão, em Tóquio.

"O Principezinho" tem 47 ilustrações, das quais se conservam poucos originais, dado que o escritor, piloto na 2ª guerra mundial, desapareceu numa missão em 1944.

A primeira edição do livro foi publicada em 1943. Até à data o livro já vendeu mais de oitenta milhões de exemplares em todo o mundo.O livro, que foi originalmente feito para crianças, tem um grande teor poético e filosófico, sendo por isso uma obra que se aconselha a todas as idades.

Se quiserem ler a história com todas as ilustrações originais , é só clicar aqui. Divirtam-se.:)

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Previsões do Fly


O principe Harry vai ser destacado para o Iraque nas proximas semanas, se ele morrer no Iraque ou mesmo que seja ferido, há aqui uma boa desculpa para a quadrilha poder atacar o Irão à vontade . E não me admirava nada que os próprios aliados dos ingleses, a corja americana, fossem os autores , ou os mentores desse atentado. Não era a primeira vez que acontecia isso , atacarem o próprio país e meterem as culpas noutras pessoas, veja-se os atentados de 11 de setembro em que tudo aponta para que tenha sido os americanos , leia-se governo americano, a cometer essa atrocidade para terem um pretexto para iniciar a guerra no Médio Oriente .

Diga-se de passagem que o principe Harry não faz falta à Inglaterra, alem de ser o terceiro da linha de sucessão depois do seu irmão William e do seu pai o principe Charles, é um conflituoso que constantemente anda metido em sarilhos na noite londrina. Tornando-se um mártir seria o melhor que podia acontecer a ele , a toda a familia real britanica e ao governo do cão danado Blair, para não falar no Bush.


A minha previsão para o inicio da guerra contra o Irão será, sensivelmente, 1 mês depois da chegada do Harry ao Iraque, e da sua morte mais ou menos nessa altura, portanto será a meio do mês de maio.

Espero que esteja enganado , até porque não desejo a morte de ninguem e muito menos que iniciem uma guerra contra o Irão, mas desses intrujas espera-se tudo, e todos os treinos e manobras militares que aconteceram no Golfo Pérsico nos ultimos dias demonstram que a guerra está para breve.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

A desinformação dos média portugueses, ditos de referênçia

Há muitas e boas razões para criticar a governação neoliberal do Sócrates. Elas vão desde o lançamento irresponsável de projectos megalómanos e ruinosos, como é o caso do novo aeroporto e do TGV, até à destruição de serviços públicos que sempre foram prestados aos cidadãos;
desde a legislação anti-trabalhista até reformas na Segurança Social danosas para os trabalhadores;
desde o servilismo perante o capital monopolista nacional e estrangeiro até a submissão aos diktats do imperialismo, com envio de tropas portuguesas para o Afeganistão;
desde uma ignorância gigantesca quanto ao Pico Petrolífero até à despreparação total e absoluta para enfrentar a crise energética que vem aí.
Todos esses temas, e muitos mais, dariam razões de sobra para os média portugueses que se proclamam "de referência" darem azo à sua capacidade de investigação. Mas eles silenciam tudo isto: preferem tratar de temas absolutamente marginais como a licenciatura ou não licenciatura do primeiro ministro José Sócrates numa universidade privada.
Portugal está a cair na perversão da pseudo-democracia dos E.U.A., quando os escândalos sexuais do Bill Clinton ganhavam mais relevo nos média do que a sua criminosa e selvagem guerra de agressão contra a Jugoslávia.
Tratar do acessório como se fosse o principal faz parte das tácticas de desinformação/despolitização que acontece um pouco por todo o mundo, os temas que realmente interessam ao povo e ao País são abafados e não são discutidos com a verdade e a sinceridade que se exige dos governantes.
E assim vamos andando, a tentar viver e a (des)acreditar nesta classe política cada vez mais corrupta e mentirosa.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Absolut Evil


Encontrei essa imagem aí ao lado , no blog zaztrazpazguerra e resolvi coloca-la aqui no blog durante uns tempos , acho que não preciso de dizer mais nada, a imagem fala por si.

Como a imagem pertence à absolut vodka podem visitar o site deles e descobrir as várias campanhas publicitarias à volta do tema do design da garrafa, eu encontrei um jogo porreiro por lá, mas infelizmente não é possivel postá-lo aqui, deixo a dica para quem quiser procurar pelo jogo e divertir-se um pouco, basta aceder ao site e depois quando estiverem na pagina principal clicar na(s) seta(s) do canto superior esquerdo até encontrar o "Absolut Search-find all the 82 bottles". Divirtam-se.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Rumsfeld processado na Alemanha

Em cima da mesa do promotor federal alemão, em Karlsruhe, está um dossier de 384 páginas. É uma acusação por crimes de guerra contra o ex-secretário da Defesa dos EUA Donald Rumsfeld e 13 dos seus cúmplices. Entre eles estão Alberto Gonzales, actual procurador geral dos EUA, o director da CIA George Tenet e o general Ricardo S. Sanchez que de Junho/2003 a Junho/2004 comandou as forças que invadiram o Iraque. De acordo com o documento, cuidadosamente preparado pelo advogando berlinense Wolfgang Kaleck, eles violaram o direito internacional e a Convenção das Nações Unidas contra a Tortura. O processo baseia-se no Código de Crimes contra o Direito Internacional, o qual está em vigor na Alemanha desde 2002. De acordo com este código, o promotor chefe alemão tem o direito de levar a juízo indivíduos acusados de genocídio, crimes contra a humanidade ou crimes de guerra, pouco importando a localização do acusado ou do queixoso, o lugar onde os crimes foram executados ou a nacionalidade dos envolvidos. A iniciativa está a embaraçar as submissas autoridades alemãs. Ver a notícia em Der Spiegel .

A ser verdade e a ir para a frente este processo podiam juntar no banco de réus o Bush , o Blair, os sionistas e todos os outros que pactuam com esses assassinos. A ver vamos o que isto vai dar.

Rally de Portugal 2007

Aconteceu este fim de semana mais uma prova do mundial de rallys, desta vez em Portugal, que teve como vencedor o francês Sebastian Loeb, que passou para a frente do campeonato mundial, depois do líder Gronholm ter tido uma penalização de 5 minutos , por não ter os vidros traseiros com a medida exigida pela organização.
Este ano tive o prazer de apreciar ao vivo uma das etapas deste espectacular evento, no sábado, e vou colocar neste post algumas imagens referentes a todo o rally, começando com a Super Especial que aconteceu no Estádio do Algarve, na quinta feira 28-03-2007, e que teve como intervenientes o dois primeiros classificados do WRC, Marchus Gronholm vs Sebastian Loeb e Sordo vs Hirvonen.




Na sexta feira 29-03-2007 , a etapa de Tavira foi ganha por Sebastian Loeb depois de uma grande luta com Marchus Gronholm que tinha vencido na primeira passagem pelas calssificativas.
Deixo aqui algumas imagens da 2ª classificativa de Tavira.





No sábado 30-03-2007 , sebastian Loeb continuou com o forte andamento e venceu as seis classificativas deste dia.
Ficam aqui alguns momentos da 2º etapa , da classificativa de Ourique.





No domingo nada de novo, com Sebastian Loeb a controlar os acontecimentos e a sair vencedor deste rally de Portugal.
A seguir algumas imagens do ultimo dia da prova.





E para o ano cá estaremos novamente...:)

domingo, 1 de abril de 2007

Ainda o Salazar


Até agora não teci nenhum comentário aqui no blog acerca da vitória do Salazar no concurso Grandes Portugueses, porque, primeiro, não vejo televisão e segundo, porque acho que já se falou demasiado nisso.

Mas nas minhas visitas pelos vários blogs da minha lista encontrei essa imagem que podem ver aí em cima, no Escrita em Dia , e resolvi partilha-la com todos os que passam por aqui. Uma imagem vale mais que mil palavras.

A arte de ler a sina

Sempre fui um apaixonado pelo tarot e pela quiromancia. E hoje vou mostrar um sitio onde podem ler a sina , caso estejam interessados.
Antes disso, vou contar uma história verídica que aconteceu comigo e com dois amigos meus que , infelizmente já não se encontram entre os vivos, e tem a ver com a linha da vida da nossa mão.
Há uns anos atrás , numa das muitas tertúlias messinenses, veio à baila o tema de ler a sina e saber o futuro e tal, e uma amiga minha , a Marie, que tem o dom da quiromancia fez uma consulta a todos os que estavam nessa mesa. Quando chegou à vez desses meus amigos ela não lhes quis dizer que iam ter uma vida curta , porque as linhas da mão sofrem alterações e o que pode ser o futuro agora , mais tarde já pode ser diferente , dependendo da vida que levamos e das opções que tomamos , mas disse-lhes para terem cuidado porque o futuro deles não era muito promissor. É claro que , na altura, rimo-nos todos dos resultados e das leituras , mas passados alguns anos , quase tudo o que ela leu na minha mão veio a concretizar-se e escusado será dizer que esses meus amigos morreram de acidente de carro , mas em alturas diferentes.
A partir desse dia e de ver as previsões a acontecer, comecei a respeitar e a acreditar que o futuro está traçado, mas pode ser mudado sempre que queiramos e se estivermos dispostos a isso.O futuro está nas nossas mãos, literalmente.
Mas já chega de conversa, se quiserem ter uma ideia do que cada linha da vossa mão significa podem ir a este sitio e ler a vossa sina.