sexta-feira, 30 de março de 2007

Truques de linguagem e o medo global

O Eduardo Galiano escreveu um texto que retrata bem o mundo em que vivemos e que passo a reproduzir:

Truques de linguagem

  • Na era vitoriana, as calças não podiam ser mencionadas na presença de uma senhorita.

Hoje, não fica bem dizer certas coisas na presença da opinião pública. O capitalismo ostenta o nome artístico de economia de mercado, o imperialismo chama-se globalização.

  • As vítimas do imperialismo chamam-se países em vias de desenvolvimento, o que é como chamar de crianças aos anões.
  • O oportunismo chama-se pragmatismo, a traição chama-se realismo.
  • Os pobres chamam-se carentes, ou carenciados, ou pessoas de escassos recursos.
  • A expulsão das crianças pobres do sistema educativo é conhecida sob o nome de deserção escolar.
  • O direito do patrão a despedir o operário sem indemnização nem explicação chama-se flexibilização do mercado laboral.
  • A linguagem oficial reconhece os direitos das mulheres entre os direitos das minorias, como se a metade masculina da humanidade fosse a maioria.
  • Ao invés de ditadura militar, diz-se processo.
  • As torturas chamam-se pressões ilegais, ou também pressões físicas e psicológicas.
  • Quando os ladrões são de boa família, não são ladrões e sim cleptómanos.
  • O saqueio dos fundos públicos pelos políticos corruptos responde pelo nome de enriquecimento ilícito.
  • Chamam-se acidentes os crimes cometidos pelos automóveis.
  • Para dizer cegos, diz-se não visuais, um negro é um homem de cor.
  • Onde se diz longa e penosa enfermidade deve-se ler cancro ou SIDA.
  • Doença repentina significa enfarte, nunca se diz morte e sim desaparecimento físico.
  • Tão pouco são mortos os seres humanos aniquilados nas operações militares.
  • Os mortos em batalha são baixas, e as de civis que a acompanham são danos colaterais.
  • Em 1995, aquando das explosões nucleares da França no Pacífico Sul, o embaixador francês na Nova Zelândia declarou: "Não me agrada essa palavra bomba, não são bombas. São artefactos que explodem".
  • Chamam-se "Conviver" alguns dos bandos que assassinam pessoas na Colômbia, à sombra da protecção militar.
  • Dignidade era o nome de um dos campos de concentração da ditadura chilena e Liberdade a maior prisão da ditadura uruguaia.
  • Chama-se Paz e Justiça o grupo paramilitar que, em 1997, metralhou pelas costas quarenta e cinco camponeses, quase todos mulheres e crianças, no momento em que rezavam numa igreja da aldeia de Acteal, em Chiapas.

O medo global

  • Os que trabalham têm medo de perder o trabalho.
  • Os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho.
  • Quem não tem medo da fome, tem medo da comida.
  • Os automobilistas têm medo de caminhar e os peões têm medo de ser atropelados.
  • A democracia tem medo de recordar e a linguagem tem medo de dizer.
  • Os civis têm medo dos militares, os militares têm medo da falta de armas.

É o tempo do medo.

  • Medo da mulher à violência do homem e medo do homem à mulher sem medo.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Terra vista do espaço


Lembrei-me de visitar o site da Nasa, mais uma vez, e encontrei esta foto que podem ver aí em cima. É impressionante as zonas do planeta que estão iluminadas, ou seja povoadas. Da maneira que a população está a aumentar qualquer dia não há espaço, e recursos naturais para tanta gente. Quase que dou razão ao Bush por fazer as guerras que faz e os milhares de pessoas que extermina.

Mais um pretexto para a guerra contra o Irão

Os 15 soldados ingleses que foram capturados pelo Irão afirmaram a uma TV Iraniana que entraram em águas territoriais iranianas por engano, ao contrário do que o governo de Tony Blair afirma, de que os soldados foram capturados em águas Iraquianas.
Esta confissão só vem reforçar a minha opinião de que todos os pretextos servem para iniciar uma guerra, neste caso contra o Irão, nem que para isso o governo Inglês, que como se sabe é "o" aliado do Bush, e da sua máquina de fazer guerra, tenha que inventar situações para atacar o Irão. Independentemente de haver uma contradição no primeiro relatório onde as primeiras coordenadas fornecidas pelas autoridades iranianas sobre o local do incidente indicavam um ponto nas águas territoriais iraquianas. Essas coordenadas foram depois revistas e passaram a indicar uma área cerca de 500 metros no interior das águas territoriais do Irão.
Como se sabe , a coligação Bush/Blair é responsável pelo maior rol de mentiras para fazerem guerra no médio oriente, e para se apoderarem das rotas e dos poços de petróleo daquela zona.
Já aconteceu isso com o Iraque do Saddam, em que apenas o atacaram porque este teve a brilhante ideia de começar a vender o petróleo em euros, em vez de usar o dolar para as transacções. E agora estão a usar o nuclear que o Irão está a desenvolver como desculpa para um ataque a este País, quando a verdadeira razão é mais uma vez a venda do petróleo , por parte do Irão, em euros, e outros países estão a fazer o mesmo .
Este incidente com os soldados vai ser uma boa desculpa, para juntar ás outras, para atacar primeiro, o Irão , depois logo se vê qual o país insurgente.
E para quando a condenação deste crimes contra a humanidade perpetuados pela quadrilha do Bush?

Novos desenhos de Galileu

desenhos da superfície da lua por Galileu




Estudiosos anunciaram nesta segunda-feira em Pádua, Itália, ter descoberto desenhos inéditos do filósofo, matemático e astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642).
As ilustrações, em aquarela, são de cor ocre e representam a superfície da Lua, ressaltando as irregularidades do relevo no satélite.
Os desenhos foram feitos directamente sobre as páginas de um livro publicado em 1610, que andou desaparecido durante quase quatro séculos e foi redescoberto num antiquário de Nova York.
O anúncio da descoberta e da autenticidade da obra foi feito pelo professor Horst Bredekamp, da Universidade Humboldt de Berlim, e pelo professor William Shea, da Universidade de Pádua.
"Posso dizer que os desenhos foram feitos pela mão de Galileu. Reconheço alguns traços característicos, como seu jeito rápido de pintar”, palavras do professor Shea, considerado como um dos maiores especialistas do mundo em Galileu.
Para ler mais desta noticia clique aqui.

E para mais informações acerca do livro Sidereus Nuncius, onde os desenhos foram originalmente publicados , clique aqui.




quarta-feira, 28 de março de 2007

Mais opiniões acerca do aquecimento global

Este tema do aquecimento global tem muito que se lhe diga, e como eu gosto de tirar todas as dúvidas que me atormentam, resolvi postar aqui varios links para outros artigos que me parecem muito importantes acerca deste problema que nos aflige.
Se tiverem paciência para ler tudo isto, claro. Tirem as vossas próprias conclusões. só tenho pena de não conseguir arranjar o filme do Al Gore, mas para isso podem sempre ir ao cinema.
Estes artigos podem encontrar em resistir.info.

Espero que depois de lerem tudo isto tenham uma outra visão acerca deste dito problema causado por nós, e que não se culpabilizem tanto pelo aquecimento que o nosso planeta tem vindo a verificar nos últimos anos.

A mentira por trás da verdade inconveniente



Encontrei ontem no resistir.info um artigo muito interessante acerca do documentário do Al Gore, a verdade inconveniente, e do consequente alarmismo verificado um pouco por todo o mundo. Para ser sincero, quando ouvi pela primeira vez esta teoria do aquecimento global , interroguei-me se isto não seria uma grande mentira bem orquestrada pelos poderosos politicos, para alarmarem a população e sacar mais dinheiro aos pobres contribuintes.
Lembro-me que há 20 anos atrás , ou mais, se falava muito no arrefecimento global e as consequências desastrosas para a humanidade, e agora passados estes anos todos, os mesmos que diziam que a Terra estava a arrefecer, dizem que a Terra está a aquecer. Enfim a mesma história de alarmismo para incutir medo ás populações, o medo é o melhor sentimento para controlar as pessoas.

Mas voltando ao artigo que podem ler aqui, retirei algumas das partes mais relevantes, embora todo ele seja importante e de leitura obrigatória, nele pode-se ler conclusões muito interessantes que apresenta como causa principal das alterações climáticas as variações da actividade solar, que sempre houve e sempre há-de haver. É o Sol que determina as nossas estações e que tem verdadeiramente o maior impacto no clima do que poderíamos alguma vez supor.

"A Associated Press relatou que os satélites [meteorológicos] que medem a temperatura solar têm registado um aumento da sua temperatura , significando que a radiação solar está a aumentar.

Claude Allègre, cientista francês [ex-ministro da Ciência], "Está convencido que o aquecimento global é uma variação natural e não vê na ameaça anunciada de "grandes perigos" mais do que enormes exageros "

Para aqueles que viram o documentário de Al Gore, aquilo era muito convincente quanto à hipótese do aquecimento global ser um fenómeno desencadeado pelo Homem com o potencial de matar toda a gente e acabar com a humanidade. Apesar de tudo, o filme foi preenchido com gráficos e mapas, de modo a parecer verdadeiro. Comecemos por algo que é indiscutível. Al Gore não é um climatologista, meteorologista, astrónomo ou um cientista de qualquer ramo. Ele é um político. E como todos sabemos, os políticos dizem "sempre" a verdade .(para quem não sabe esta frase é uma ironia).

Um grupo de cientistas disse recentemente que o que está por trás do filme de Al Gore, como o conceito do aquecimento global provocado pelos gases com efeito de estufa, era "uma fraude" . Afirmam, de facto, que existe uma prova muito fraca para sustentar aquela teoria e que a prova [forte] aponta actualmente para o aumento da actividade solar como causa das alterações climáticas. No filme de Al Gore apresenta-se a prova dos cilindros de gelo retirados do Antárctico como demonstrativa da teoria de ser o [aumento da concentração do] CO 2 a causa do aumento da temperatura. No entanto, este grupo de cientistas afirma que "períodos mais quentes na história da Terra sucederam 800 anos antes do aumento da concentração do dióxido de carbono", significando que o crescimento da concentração se atrasa em relação ao da temperatura. Isto é, as emissões [naturais] crescem com um atraso de 800 anos em relação ao aumento da temperatura. O grupo salienta também que "após a Segunda Guerra Mundial verificou-se um aumento significativo de emissões de dióxido de carbono [acompanhando a explosão económica da reconstrução europeia] e, contudo, a temperatura média global baixou durante [cerca de] quatro décadas seguidas, a partir de 1940." Chamam ainda a atenção para o facto de a ONU [IPCC] reivindicar a participação de 2000 cientistas líderes internacionais na redacção de um relatório [sumário editado em Fevereiro de 2007], o que é uma fraude, quando se sabe que a lista contém nomes de cientistas que pediram para serem retirados dela por não estarem de acordo com as conclusões [apresentadas publicamente].

A maioria dos cépticos não afirma que o aquecimento global não esteja a acontecer. Eles discordam apenas quanto às causas. Mesmo assim são chamados de traidores. [Apesar de tudo], um estudo financiado pela NASA em 2003 afirma que "alterações no ciclo solar – e a radiação solar – são reconhecidas como causas possíveis de mudanças do clima na Terra, a curto prazo".
Em resposta à utilização das imagens, no filme de Al Gore, sobre os glaciares que recuam, o Dr. Boris Winterhalter, Prof. de geologia marinha e antigo investigador da Marinha na Geological Survey da Finlândia, disse que "A parede do glaciar a quebrar [Perito Moreno, na Patagónia] é um fenómeno cíclico normal que ocorre devido ao avanço natural do glaciar [sobre um lago]". Esse avanço tem sentido, como o passado histórico nos mostra, porque aquele glaciar se move continuamente, auxiliado pela inclinação do vale [devido à acção da gravidade], desde o final da última glaciação de há cerca de 10 mil anos

Um outro uso inteligente das imagens para manipulação dos factos é o do urso polar que parece atrapalhado com uma placa de gelo para indicar que os ursos polares estão em extinção por causa do aquecimento global. No entanto, existem coisas erradas nesta avaliação. Primeiramente, de acordo com um artigo publicado pelo Prof. Igor Poliakov , da Universidade do Alasca, "A região do Árctico onde se verificou uma subida da temperatura [parte oriental, devido às depressões que levam ar quente] que se supõe fazer perigar os ursos polares mostra flutuações desde 1940 sem nenhuma tendência marcada pela subida". Seguidamente, se os ursos polares estivessem em perigo, conforme Al Gore, como se justifica que uma avaliação recente feita pelo governo canadiano conclui que a espécie não está em declínio mas em número crescente ? Em terceiro lugar, a ideia apresentada de um urso polar aflito como argumento de Gore, é verdadeiramente peregrina pois eles são excelentes nadadores de acordo com a Sea World [cadeia de parques temáticos dos EUA] "capazes de nadar durante várias horas seguidas em distâncias que podem atingir cem quilómetros"

Ao verificarmos que existem mais provas de que as alterações climáticas estão mais relacionadas com o aumento da temperatura do Sol do que com o comportamento dos povos de todo o mundo, devemos perguntar porque são abafados os esforços para explicar que se trata de um mito e são atacados os que se esforçam nesta missão."

Só tenho pena que estas conclusões e teorias não sejam apresentadas ao público com a mesma energia e vontade nos média de todo o mundo, só nos resta a internet e mesmo esta até quando?

terça-feira, 27 de março de 2007

Prémios Youtube

Já foi anunciado os vencedores dos prémios Youtube 2006, hoje quando li esta noticia no Correio da Manhã pensei em posta-la aqui no meu blog , mas depois vi que A Tasca do Teixeira já tinha um post acerca disso e resolvi meter um link para esse post.
Vou só mostrar o video que mais gostei de todos os vencedores, para mim o "Free Hugs" é o melhor, pela mensagem que transmite, e por toda a sequência de imagens.
E claro, não há nada melhor que dar e receber um abraço. deixo aqui um pedido para quem quiser sentir uma emoção de conforto, para pedir um abraço a um amigo, vão ver que não custa nada e que no final se sentem como novos .
Deixo aqui um abraço a todos os que estão a ler este post. [[[[[[[[]]]]]]]]]]

O significado de Marafado

Depois de ter verificado que alguns visitantes deste humilde blog chegaram aqui por causa de querer saber o significado de "Marafado" , resolvi saciar essas pessoas ávidas de conhecimento com a solução para essas questões pertinentes.
Assim sendo, fui procurar ajuda a um conterrâneo algarvio, o refoista, autor de o parente de refóias , só para não ter o trabalho de escrever muito, e após fazer o copy, postei aqui o significado dessa palavra algarvia marafada(o) , que é: Zangado; irritado; velhaco; malandro; dinâmico; activo; desinibido; estragado; desorganizado; desarrumado; difícil; árduo; enzainado; danado; enrèxado; o raça; com cara de poucos amigos.
Espero que isto possa ajudar aqueles que procuram saber os significados de algumas palavras desta zona tão sui generis como é o Algarve, e a partir de hoje tenho ali ao lado , na barra lateral, o significado da palavra que deu nome ao meu blog.

Rally de Portugal

Aproxima-se o grande evento deste ano , a nivel de rally, e como não podia deixar de ser , já existem, no youtube, imagens dos treinos para o WRC de Portugal, que vai acontecer nos proximos dias 29,30 de março e 1 de abril, no Algarve. Se quiserem mais informações acerca dos troços e horários podem ver este post .
Por agora deixo-vos com estas imagens do Toni Gardemeister e do Armindo Araújo, captadas nos testes feitos nos ultimos dias no Algarve, para a mitsubishi.
Mais uma vez, caso não consigam ver aqui no blog, deixo o link para o youtube

Concurso Blasted Mechanism

Para quem não sabe está no site oficial dos Blasted Mechanism umas pistas dos instrumentos, da musica "All The Way", para os fãs que percebam de programas , e de música, remisturar. O download é gratuito e o vencedor tem o privilégio de ter a sua musica publicada no 2º single da banda .
O concurso acaba no dia 30 de março, portanto já não tem muito tempo.
Deixo-vos aqui o video , original, dessa musica (se conseguirem ver,porque parece que isto tem andado com alguns problemas, senão , podem sempre ir ao youtube:)).

segunda-feira, 26 de março de 2007

Messinense empata novamente em jogo repetido

Nas últimas semanas não tenho comentado os resultados do Messinense, mas esta semana vejo-me na obrigação de comentar este resultado do jogo com o Torreense , de Torres Vedras. Isto porque o jogo foi uma repetição do jogo da primeira volta , contestado pelo Torreense , que alegou que o jogo tinha reatado com um jogador do Messinense ainda em campo, depois de ter sido expulso , o resultado deste jogo foi um empate a 2 golos. No jogo repetido , que aconteceu no domingo passado , verificou-se novamente um empate , desta vez a 1 bola (embora com um penalti inventado a 10 minutos do fim). Até aqui tudo bem, só que esses amigos que se lembraram de contestar o primeiro jogo , pelos vistos, não conhecem as regras que dizem que um jogo quando é contestado e é repetido , as equipas tem que ter todos os intervenientes do primeiro jogo , no segundo jogo. E parece que isto não aconteceu, enquanto que o Messinense apresentou-se com a mesma equipa do primeiro jogo , o Torreense não, havia pessoas sentadas no banco que não correspondiam ás que estavam no outro jogo. Portanto há aqui qualquer coisa que não está bem, porque quando se contesta uma coisa é porque considera que não foram cumpridas as normas e regras que regulamentam a actividade em questão, e logo, temos que cumprir as regras , para que não haja suspeição , como neste caso.


Na minha opinião o Messinense deveria contestar este jogo de repetição e porque não, ser atribuida uma derrota ao Torreense , e , por consequência , atribuidos os 3 pontos ao Messinense . Isto é que era o chamado "sair o tiro pela culatra".

Bem vamos lá ver o que isto dá , uma coisa é certa o Messinense tem vindo a fazer uma excelente 2ª volta e o objectivo da manutenção está cada vez mais perto, espero que seja alcançado e que não seja preciso este tipo vitórias na secretaria para o conseguirmos, mas se tiver que ser que o seja.
Força Messinense !! Sempre Fiéis !!

domingo, 25 de março de 2007

1001 Noites - História da Doce Amiga

Neste post vou mostrar , finalmente, a história da Doce-Amiga, um dos contos das 1001 noites. Desta vez não vou escrever muito como fiz num post anterior , apenas vou mostrar as ilustrações que fiz , com umas legendas por baixo para que possam perceber a história.
Estes desenhos foram feitos em 1998 , e foi um dos trabalhos que fiz enquanto andava a estudar na Ar.Co, no curso de ilustração. Já fiz várias exposições com eles e agora para terminar os seus dias não há nada melhor do que expo-los aqui. Espero que gostem.:)

A Doce-Amiga é comprada pelo vizir El-Fadl ben-Khacã a pedido do sultão Maomé ben-Soleimão El-Zeini, vassalo do califa Harun Al-Rachid.

Ao lado do velho que educara a Doce-Amiga encontra-se o mercador que fez o negócio.


A Doce-Amiga apaixona-se pelo filho do vizir El-Fadl ben-Khacã, Ali-Nur, apesar de estar destinada para o sultão.

As criadas do vizir testemunham o momento em que os dois se encontram pela primeira vez.


Ali-Nur pede ao pai para que possa ficar com a Doce-Amiga , e este consente.


Funeral do vizir El-Fadl ben-Khacã. A morte deste vai levar à falência o seu filho Ali-Nur , que se vê obrigado a vender a Doce-Amiga, a pedido desta, no mercado de escravos.



O vizir El-Mohin ben-Saui, que tinha grande inimizade pelo falecido colega vizir, ao ver a Doce-Amiga à venda, tenta comprá-la mas leva uma grande sova de Ali-Nur. O vizir vai contar ao sultão o que se tinha passado e este manda as tropas atrás de Ali-Nur.



Ali-Nur e a Doce-Amiga são obrigados a fugir de Bogotá e vão para Bagdade. Nesta cidade encontram um velho xeque, responsável pela manutenção do palácio das muralhas, pertencente ao califa Harun Al-Rachid. Este palácio só era aberto uma vez por ano, o que levou a que o califa acompanhado do vizir Giafar Al-Barmaki e do carrasco Massrur fossem ver o que se passava, disfarçados de mercadores. Ao chegar ao palácio o califa e o vizir subiram a uma árvore e viram o velho xeque a beber e a dançar ao som da música que a Doce-Amiga tocava. O califa fica encantado com a voz dela e decide ajudar o jovem casal, entregando uma carta a Ali-Nur em que ordenava ao sultão Maomé El-Zeini que este deposesse o seu trono a favor de Ali-Nur.

Ali-Nur entrega a carta ao sultão Maomé El-Zeini, mas o vizir El-Mohin recorda-lhe quem é o jovem que se encontra à sua frente, e o sultão manda prender Ali-Nur e condena-o a ser decapitado em praça pública no prazo de um mês.


Ali-Nur é salvo, pelo vizir Giafar, quando estava prestes a ser decapitado, e quem é decapitado no palácio é o vizir El-Mohin.

Ali-Nur e a Doce-Amiga viveram felizes para sempre e foram os soberanos mais bem amados pelo povo.

1001 noites (ou mais)

Na sequência do post anterior e também desta notícia , vou colocar aqui uns links que já fizeram furor por este mundo fora , estou a falar como não podia deixar de ser das caricaturas do Maomé, que podem ser vistas aqui, e tirem as vossas próprias conclusões.
Voltando aos dois posts anteriores , mas desta vez ás ilustrações presentes neles ,e também a um próximo post, posso dizer que a técnica utilizada é o guache, e que inspirei-me para os fazer em desenhos da zona do Médio-Oriente, alguns deles vim encontrar aqui ,
outros encontrei neste aqui ,
uma conclusão pode-se tirar daqui , e é a de que independentemente do credo ou religião que tenhamos , os desenhos são de uma grande beleza.
Para finalizar deixo o link para o site onde podem encontrar todos esses desenhos , e onde se encontra reunido tudo acerca deste tema do Maomé , é só clicar aqui.
E já agora deixo uma nota de agradecimento ao zombietime , que se deu ao trabalho de reunir, num só sítio, todo esse material e mais algum. Um bem haja.

sábado, 24 de março de 2007

1001 Noites-História da jovem esquartejada

No post anterior , por lapso , referi que a ilustração era da "história da Doce Amiga" (já corrigi este engano)mas não , a ilustração pertence à "história da Jovem Esquartejada" que irei contar neste post e que podem ver a ilustração referente a esta história aqui em baixo.
Esta é uma das histórias das 1001 noites.



História da jovem esquartejada




Xerazade disse:

Uma noite dentre as noites , o califa Herun Al-Rachid disse a Giafar Al-Barmaki: "Quero que desçamos esta noite à cidade, para nos informarmos dos actos dos governadores e dos vális. É minha firme intenção destituir todo aquele contra o qual me sejam feitas queixas." E Giafar respondeu: "Escuto e obedeço!"
E o califa, Giafar e Massrur, o carrasco, disfarçaram-se, desceram à cidade e puseram-se a caminhar pelas ruas de Bagdade, quando, ao passarem numa ruela, se lhes deparou um velho muito velho que trazia à cabeça uma rede de pesca e uma cesta, e se arrimava a um bordão. O velho seguia lentamente, enquanto murmurava estas estrofes:

Disseram-me:"Ó sábio, pela tua ciência és entre os homens o que a luz é na noite!"
E eu lhes respondi: " Por favor, poupai-me a essas palavras! Outra ciência não existe além da do Destino."
Porque eu, com toda a minha ciência, todos os meus manuscritos, os meus livros e o meu tinteiro, não saberei contrabalançar a força do Destino um só dia sequer. E aqueles que por mim apostassem perderiam o seu dinheiro.
Na verdade, que pode ser mais desolador do que o pobre, o estado do pobre, o pão do pobre e a sua vida?!
Se é Verão, esgota as forças; se é Inverno, só cinzas tem para se aquecer.
Se se detém, para o escorraçar os cães se precipitam. É um miserável ser, um objecto de ofensas e de escárnio. Oh! Quem há por aí que mais miserável seja?
Se não for ele a gritar a sua queixa e a mostrar a sua miséria, quem o lastimará?
Oh! Se esta é a vida do pobre, mais lhe valerá morrer!

Ouvindo tão tristes lamentos, disse o califa a Giafar: "Os versos e o aspecto deste pobre homem denunciam uma grande miséria." Depois, aproximando-se do velho, perguntou-lhe: "Ó xeque, que ofício é o teu?" - "Pescador eu sou", respondeu o velho. "E muito pobre. E com familia a meu cargo! Desde o meio-dia que estou fora de casa a trabalhar e Alá ainda não concedeu o pão com que hei-de alimentar os meus filhos. Por isso estou desgostoso de mim, cansado da vida, apenas desejo a morte." Disse-lhe então o califa: "Podes voltar conosco para o rio, e lançar, da margem, a tua rede no Tigre, fazendo isso em meu nome para tentar a minha sorte? Comprar-te-ei, por cem dinares, tudo o que retirares da água." O velho todo se alegrou a estas palavras e respondeu: "Aceito a oferta e juro cumprir o que me pedes!"
O pescador voltou com eles para o Tigre, lançou a rede e aguardou. Depois puxou a rede e nela encontrou uma caixa fechada, muito dificil de erguer por causa do peso que tinha. E também o califa, após tê-la experimentado, a achou muito pesada. Mas apressou-se a dar os cem dinares as pescador, que partiu todo contente.
Então Giafar e Massrur encarregaram-se da caixa e transportaram-na até ao palácio. E o califa mandou acender os archotes, e Giafar e Massrur aproximaram-se da caixa e quebraram-na. Acharam lá dentro uma grande cesta de folhas de palmeira cosida com lã vermelha. Cortaram o fio de lã e dentro da cesta encontraram um tapete, e debaixo do tapete um véu branco de mulher, e debaixo do véu, branca como a prata virgem, uma adolescente em pedaços.
Ao ver isto, o califa deixou derramar-se-lhe o pranto pelas faces. Depois virou-se, magnífico de furor, e gritou para Giafar: "Ó malfadado vizir! Eis agora que no meu reinoos assassinatos se cometem e as vitimas são lançadas ao rio! E o seu sangue recairá sobre mim no dia do Juízo Final e ficará a pesar na minha consciência! Ora, por Alá, é preciso que eu encontre o criminoso e o mate. Quanto a ti, Giafar, juro pela verdade da minha descendência directa dos califas Bani-Abbas que, se não trouxeres à minha presença o assassino desta jovem que eu quero vingar, far-te-ei crucificar na porta do meu palácio, a ti e a quarente Barmakidas, teus primos!" O califa tremia de cólera. E Giafar suplicou:"Concede-me um prazo de três dias!" Respondeu-lhe o califa: "Concedo."
Giafar deixou o palácio e, aflitíssimo, seguiu pela cidade, dizendo de si para consigo: "Como poderei eu reconhecer aquele que matou a jovem e onde encontrá-lo para o levar à presença do califa? Além disso, se lhe levasse outro que não o assassino e se esse outro morresse em vez do verdadeiro culpado, esta acção ficaria a enegrecer-me a consciência. Assim, não sei o que fazer..." Entretanto Giafar chegou a casa. Aí se manteve durante os três dias do prazo, mergulhado em desespero. Ao quarto dia mandou o califa chamá-lo. E quando se apresentou entre as suas mãos, perguntou-lhe o califa: "Onde está o assassino da jovem?" Respondeu Giafar: "Acaso me é dado adivinhar o invisível e o oculto, para poder descobrir o assassino no meio de uma cidade inteira?" Então o califa cresceu em cólera e ordenou que crucificassem Giafar na porta do palácio, recomendando aos pregoeiros que anunciassem a nova por toda acidade e arredores, dizendo assim:
"Quem quiser assistir à crucificação do vizir Giafar, o Barmakida, e à de quarente dentre os Barmakidas, seus primos, não deixe de comparecer à porta do palácio do califa."
E todos os habitantes de Bagdade sairam de todas as ruas para assistirà crucificaçãode Giafar e de seus primo. Mas ninguem conhecia a causa. Toda a gente estava desolada e se abria em lamentos, pois Giafar e todos os Barmakidas eram amados pela sua bondade e generosidade.
Quando o madeiro do suplício foi erguido, colocaram os condenados em baixo, aguardando a ordem final do califa para a execução. Mas eis que, enquanto todos choravam, um belo adolescente, ricamente ataviado, fendeu a multidão com rapidez e, prosternando-se diante de Giafar, disse-lhe: "Que a liberdade te seja restituída, ó senhor e o maior de todos os senhores, ó tu, abrigo dos pobres! Porque fui eu quem cortou a jovem em pedaços e a meteu na caixa que haveís pescado no Tigre! Castiga-me, portanto, e mata-me!"
Ao ouvir estas palavras, Giafar regozijou-se muito por si próprio, mas muito se entristeceu pelo rapaz. Começou então a pedir-lhe explicações, pormenorizadas, quando, de súbito, um venerável xeque afastou a multidão e avançou vivamente para eles. Depois de os saudar, disse: "Ó vizir, não acredites nas palavras deste jovem, porque não existe outro assassino além de mim! E só de mim te deves vingar!" Mas o rapaz exclamou: "Este velho xeque já não sabe o que diz! Repito-te, ó vizir, que fui eu que a matei! Portanto, só eu devo ser punido da mesma maneira." E o xeque replicou: "Ó meu filho, tu és ainda jovem e deves amar a vida! Mas eu sou velho e saciei-me deste mundo. servirei de resgate para ti e para o vizir e seus primos. Repito-te que sou eu o assassino. É a mim que devem fazer justiça."
Então Giafar, com o assentimento do chefe dos guardas, levou o mancebo e o ancião e subiu com eles ao palácio do califa. E disse: "Ó emir dos Crentes, trouxe à tua presença o assassino da jovem." E o califa perguntou: "Onde está ele?" Respondeu Giafar: "Este rapaz pretende e afirma que é ele próprio o criminoso, mas este velho desmente-o e, por seu turno, declara ser o assassino." O califa olhou para o xeque e o mancebo, e perguntou-lhes: "Qual dos dois matou a jovem?" - "Fui eu!" respondeu o rapaz. E o xeque disse: "Não, fui eu!" Então o califa, sem fazer mais perguntas, ordenou a Giafar: "Leva os dois e crucifica-os!" Mas Giafar replicou: "Se apenas um é criminoso, a punição do segundo grande injustiça seria." E o mancebo exclamou: "Juro, por Aquele que criou os céus nas alturas e estendeu a terra nas profundezas onde está, que só eu matei a jovem! E aqui estão as provas!" E descreveu o achado que só o califa, Giafar e Massrur conheciam. Convencido da culapabilidade do mancebo, o califa caiu no mais extremo espanto e perguntou-lhe: "Mas porquê tal crime? Porquê esta confissão da tua parte, sem que a isso tenhas sido forçado pela tortura? E porque pedes tu que te castigue por tua vez?" Então o adolescente disse:

"A jovem esquartejada, ó emir dos Crentes, era minha esposa e filha deste velho xeque. Desposei-a ainda ela era criança e Alá fez com que ela me contemplasse com três filhos varões. E continuava a amar-me e a servir-me, sem que eu nada notasse nela de repreensível.
No começo deste mês, porém, quis o destino que minha esposa caísse gravemente doente. Imediatamente mandei chamar os mais doutos médicos, que, com a graça de Alá, logo a curaram. E eu, como desde o inicio da doença lhe não tocara e nesse momento o desejo me tentasse, quis que ela primeiro tomasse um banho. Mas a minha esposa disse-me: "Antes de entrar no hamman, quero que me satisfaças uma vontade." - "Que vontade?", perguntei. Ela respondeu: "Apetece-me uma maçã para cheirar e morder." E logo saí em busca de uma maçã, disposto a comprá-la fosse por que preço fosse. Procurei todos os vendedores de fruta, mas nenhum tinha maçãs. Muito triste, voltei para casa, sem ousar encarar minha esposa, e passei toda a noite a imaginar a amaneira de encontrar o que ela desejava. No dia seguinte, ao romper da alva, saí de casa e dirigi-me aos jardins, que comecei a visitar um por um, árvore por árvore, sem resultado. No meu caminho, deparei-me finalmente com o velho guarda de um dos jardins, a quem perguntei onde poderia encontrar maçãs. Respondeu-me o velho: "Meu filho, é muito dificil encontrá-las, pela simples razão de que não as há em parte alguma a não ser em Baçorá, no pomar do comendador dos Crentes. Mas também aí bem difícil é, porque o guarda reserva cuidadosamente as maçãs para o uso do califa."
Voltei para junto de minha esposa e contei-lhe o que havia sabido. Mas o amor que lhe tinha fez com que eu me preparasse imediatamente para a viagem. E parti, caminhando dia e noite, durante quinze dias, para ir a Baçorá e voltar. Favoreceu-me, porém, a sorte e regressei a casa trazendo três maçãs compradas ao guarda do pomar de Baçorá pela soma de três dinares.
Entrei, portanto, muito alegre e ofereci as três maçãs à minha esposa; mas ela, ao vê-las, deu poucas mostras de contentamento e pousou-as negligentemente a seu lado. Compreendi que, durante a minha ausência, a febre se reapoderara dela violentamente, continuando a miná-la. E minha esposa manteve-se ainda doente dez dias, durante os quais a não deixei um só instante. Mas ao fim deste tempo, graças a Alá, recuperou a saúde. Pude então sair e ir à minha loja, recomeçando a vender e a comprar.
Ora, enquanto eu estava sentado na minha loja, pelo meio-dia, vi passar à minha porta um negro que trazia na mão uma maçã, com a qual brincava. Então perguntei-lhe: "Eh, meu amigo! Dize-me onde encontraste essa maçã, para que eu possa comprar iguais!" Às minhas palavras, o negro começou a rir e respondeu: "Foi uma oferta da minha dama. Quando fui visitá-la, havia já certo tempo que a não via, ela achava-se indisposta e tinha a seu lado três maçãs. Como me pus a fazer perguntas sobre elas, explicou-me: "Imagina, meu querido, que o triste pai cornudo, que é o marido que tenho, partiu expressamente para Baçorá afim de mas comprare as comprou por três dinares de ouro!" Depois deu-me esta maçã que trago na mão."
A estas palavras do escravo, ó emir dos Crentes, meus olhos viram o mundo todo negro. Apressei-me a fechar a loja e voltei a casa, depois de ter perdido pelo caminho toda a razão, tal a força explosiva do meu furor. Olhei para o leito e não encontrei de facto a terceira maçã. Perguntei então a minha esposa: "Onde está a terceira maçã?" Respondeu-me ela: "Não sei, não faço a menor ideia." Tudo coincidia com as palavras do negro. Precipitei-me para ela de adaga em punho, pus-lhe os joelhos sobre o ventre e fui ferindo. Cortei-lhe a cabeça e os membros, e metitudo na cesta, a toda a pressa; cobri-a com o véu e o tapete, e coloquei-a na caixa, que preguei; carreguei a caixa em cima da mula e corri a lançá-la no Tigre, por minhas próprias mãos...
Assim, ó comendador dos Crentes, suplico-te que apresses a minha morte em punição do meu crime, que expiarei deste modo, porque receio bem prestar contas no dia da Ressurreição!
Lancei-a, pois, no Tigre, sem que ninguém me visse, e voltei para casa. Encontrei o meu filho mais velho, que chorava E embora eu estivesse certo de que ele ignorava a morte da mãe, perguntei-lhe: "Porque choras tu?" E ele respondeu-me: "Porque eu tinha tirado uma das maçãs à minha mãe e, quando desci para a rua para brincar com os meus irmãos, vi um grande negro que passou perto de mim e ma arrancou das mãos, perguntando: "Donde veio esta maçã?" Respondi-lhe: "Veio de Baçorá, donde o meu pai a trouxe à minha mãe e onde a comprou, com mais duas outras, por três dinares." Apesar das minhas palavras, o negro não me devolveu a maçã, bateu-me e foi-se embora com ela. E agora tenho medo que a minha mãe me bata!"
Comprendi assim que o negro havia mentido a propósito da filha de meu tio e que eu a tinha morto injustamente.
Então deixei as lágrimas correr. Depois vi chegar o pai dela, este venerável xeque que está aqui a meu lado e a quem contei a triste história. Ele sentou-se ao pé de mim e começou a chorar também. E não deixámos ambos de chorar até à meia noite. Fizemos prolongar as cerimónias fúnebres por cinco dias. De resto, ainda não cessámos de lamentar aquela morte.
Conjuro-te, portanto, ó emir dos Crentes, pela memória sagrada dos teus antepassados, a que apresses o meu suplício e exerças sobre mim represálias a fim de vingar tal crime!"

Ao ouvir esta história, o califa, no auge do espanto exclamou: "Por Alá! Só quero matar esse negro de...!



Mas, neste ponto da narrativa, Xerazade viu aparecer a manhã e calou-se discretamente.

Quando , porém, chegou a noite seguinte


Prosseguiu:


Recordo-me, ó Rei afortunado, que o califa jurou que só mataria o negro, visto o comportamento do jovem ser desculpável. Depois voltou-se para Giafar e ordenou: "Traze à minha presença esse negro de pez e alcatrão, que foi a causa de tudo isto! E se o não encontrares, morrerás em lugar dele!"
E Giafar saiu chrando e lamentando-se: "Onde hei-de eu encontrá-lo para o levar à sua presença? Assim como só por acaso uma bilha cairá no chão sem se partir, assim também só por acaso escapei à morte da primeira vez. Mas agora?... Contudo, Aquele que me quis salvar uma primeira vez salvar-me-á ainda uma segunda, se tal aprouver! Quanto a mim, por Alá, vou encerrar-me em casa, sem me mexer, durante estes três dias de prazo. Pois para quê fazer procuras vãs? Confio-me á vontade do Justo Todo-Poderoso!"
Com efeito, Giafar não saiu de casa durante os três dias do prazo. Ao quarto dia, mandou chamar o cádi e fez o testamento. E, Chorando, despediu-se dos filhos. depois veio o enviado do califa, que lhe confirmou que este continuava disposto a mandá-lo matar se o negro não fosse encontrado. E Giafar chorou e os filhos choraram com ele. Em seguida pegou na filha mais nova para a beijar pela última vez, pois era ela a preferida entre todos os seus filhos. Apertou-a contra o peito e derramou abundantes lágrimas à ideia de que era obrigado a abandoná-la. Mas, de súbito, enquanto a apertava contra sí, sentiu que ela tinha uma coisa redonda na algibeira e perguntou-lhe: "Que tens aqui?" Ao que a criança respondeu: "Tenho uma maçã, meu pai! Foi o nosso negro Rihan quem ma deu. Trago-a comigo há quatro dias. Mas só a consegui depois de lhe ter dado dois dinares."
Ao ouvir falar de negro e de maçã, Giafar sentiu uma grande emoção e exclamou: "Ó Libertador!" Imediatamente ordenou que lhe trouxessem Rihan, o negro. Rihan veio e Giafar perguntou-lhe: "Onde arranjaste esta maçã?" E ele respondeu: "Ó meu senhor, há cinco dias, ao seguir pela cidade, entrei numa ruela onde vi várias crianças a brincar, uma das quais tinha na mão esta maçã. Tirei-lha e bati-lhe. Então a criança disse-me a chorar: "A maçã é da minha mãe, que está doente. Tinha-lhe apetecido uma maçãe o meu pai partiu para Baçorá, donde lha trouxe, com duas outras, pelo preço de três dinares de ouro. E eu agarrei numa para brincar." Em seguida recomeçou a chorar, mas eu, sem querer saber das suas lágrimas, vim para casa com a maçãe dei-a por dois dinares à minha pequenina ama."
E Giafar não cabia em si de espanto ao ver surgirem todas essas complicações, que haviam causado a morte da jovem, por culpa do seu negro Rihan. Por isso ordenou que o metessem imediatamente numa masmorra. Depois regozijou-se por ter ele próprio escapado a morte certa e recitou estes versos:

Se os teus males são por culpa do teu escravo, porque não pensas em desembaraçar-te dele?
Não sabesque os escravos pululam, mas que atua alma é apenas uma e não pode ser substituída?

Reconsiderou, porém, e levou o negro à presença do califa, a quem contou a história.
E o califa Harun Al-Rachid ficou tão maravilhado que ordenou que esta história fosse registada nos anais para servir de lição aos vindouros.
Giafar, porém, disse-lhe: "Não te maravilhes em excesso, ó comendador dos Crentes, porque ela está longe de igualar a do belo Ali-Nur e a sua Doce Amiga."
"Mas que história é essa, mais espantosa do que a que acabámos de ouvir?", perguntou o califa. E Giafar disse: "Ó principe dos Crentes, só ta contarei desde que perdoes o meu negro Rihan o seu acto inconsiderado!" E o califa respondeu: "Seja! Concedo-te a graça do seu sangue. E tomo como amigo e companheiro este jovem; para o consolar da perda da jovem esquartejada, filha de seu tio, concedo-lhe como esposa legítima a mais bela das minhas adolescentes secretas, com o seu enxoval, e emolumentos de vizir. E agora, ó Giafar, dulcifica o nosso entendimento com as suas palavras!"




Mas essa história fica para outro dia...

sexta-feira, 23 de março de 2007

1001 Noites

Brevemente aqui neste blog uma história das arábias.

Para abrir o apetite deixo estas ilustrações da história da "Jovem Esquartejada", uma história das 1001 noites , em que uma jovem mulher é encontrada , cortada aos pedaços , dentro de uma caixa .
Os desenhos que se seguem são pormenores ampliados da ilustração dessa história .






As ilustrações são minhas , num trabalho feito no já distante ano de 1998 .


quinta-feira, 22 de março de 2007

A moral da bófia



Esta foto ilustra uma noticia do correio da manhã de ontem , e serve bem para ilustrar tambem uma situação ainda mais escandalosa , que infelizmente não tenho fotos para documentar , que foi a seguinte : 2 agentes da BT de Albufeira , em serviço , estacionam a sua viatura em cima do passeio , numa rua onde eles próprios costumam multar os civis que façam o mesmo e foram para um bar beber médias super bock e vejam só , beberam 5 (cinco) em 30 minutos.

Agora pergunto eu , com que moral é que estes agentes multam os condutores que cometam alguma ilegalidade , quer seja a nível de alcool , quer seja a nível de estacionamento ? É uma vergonha , as nossas forças de segurança , que deviam dar o exemplo , para que o povo cumprisse sem se sentir injustiçado , têm este tipo de atitudes e são os primeiros a cometer as maiores atrocidades sem que sejam punidos .

O que estes agentes não sabiam era que houve alguem que tirou fotografias com o telemovel , tirou a estes de que falei e tirou ao sargento de Messines estacionado em cima do passeio com o seu carro particular (infelizmente , como já referi não tenho essas fotos em meu poder) . Esta situação tambem teve graça , porque este senhor guarda um dia quis multar esse individuo (que tirou as fotos) quando este estava a descarregar uns artigos e estava estacionado em cima do passeio , o rapaz só lhe mostrou a fotografia no telemovel e foi suficiente para demover o guarda das suas intenções .heheeheh

Portanto já sabem quando virem algum bófia a cometer alguma ilegalidade não se esqueçam de fotografar e guardar a foto , pode ser que um dia lhes venha a fazer falta . Com estes porcos que vão para as forças de segurança(?) todo o cuidado é pouco .

Teste psicológico

Encontrei este teste , que podem ver o resultado neste post , no blog foice dos dedos . Interessante...

Seu modo principal de viver é focado internamente, lidando com as coisas de acordo com a maneira com que você se sente quanto a elas, ou de acordo com a maneira com que elas se encaixam no seu sistema de valores pessoais. Seu modo secundário é exterior, através do qual você absorve fatos principalmente através da sua intuição.
Você, mais do que outras pessoas que são intuitivas e que dão mais ouvidos aos sentimentos do que à razão, e é focado em fazer do mundo um lugar melhor para as pessoas. Sua primeira meta é encontrar o seu significado na vida, perguntando coisas do tipo: "Para quê eu existo? Qual é o meu propósito? De que maneira eu posso ser útil?". Você é uma pessoa idealista que se esforça ao extremo para atingir os objetivos que identificou para si mesmo.
Você conta totalmente na sua intuição para te guiar, e usa suas descobertas para buscar constantemente o valor da vida. Você está numa missão contínua para encontrar a verdade e o significado das coisas. Cada interação e cada pedaço de sabedoria adquirida é filtrada pelo seu sistema de valores, e avaliada para ver se existe algum potencial para lhe ajudar a definir ou refinar mais ainda seu próprio caminho na vida. A meta final é sempre a mesma -- você se esforça para encontrar um significado e ajudar as pessoas.
Em geral, uma pessoa gentil e de muita consideração, você é um bom ouvinte e deixa as pessoas à vontade. Mesmo que reservado ao expressar suas emoções, você se importa demais com os outros, e é genuinamente interessado em entender e ajudar as pessoas. Esta sinceridade é percebida pelos outros, fazendo de você um amigo especial, e em que se pode confiar. Você geralmente é muito caloroso com as pessoas de quem mais gosta, embora este lugar esteja reservado para poucos.
Você odeia conflitos, e faz o que pode para evitá-los. Se você precisa encará-los, será sempre utilizando a perspectiva dos seus sentimentos. Em situações de conflito, você dá pouca importância para quem está certo e quem está errado. Você simplesmente quer resolver o conflito, pois isto lhe causa um profundo mal estar. Você pode fazer um ótimo papel de mediador, e tem facilidade para ajudar outras pessoas a resolver seus conflitos, porque você entende intuitivamente as perspectivas e os sentimentos de cada um, e quer genuinamente ajudá-las. Mas suas ações, profundamente influenciadas pela emoção, podem fazer com que você tenha muita dificuldade para resolver seus próprios conflitos.
Você é uma pessoa flexível e despreocupada, até que um de seus valores seja violado. Nesse momento você pode se tornar ríspido, lutando com muita garra e paixão por sua causa.
Quando você começa um projeto no qual se interessa, é muito comum que este se torne uma "causa" para você. Assim, mesmo que normalmente você não seja uma pessoa muito apegada a detalhes, você passa a dar uma atenção desproporcional para aquele projeto, esquecendo de todo o resto -- você deve ter muito cuidado para que isso não cause um desequilíbrio em sua vida.
Quanto a detalhes mundanos da vida (como lavar, limpar, passar, etc), você praticamente não está ciente deles. Você pode passar meses sem perceber as manchas no carpete, e, mesmo quando percebe, adia este tipo de tarefa o quanto puder. Isso pode fazer com que problemas pequenos se avolumem, e se transformem em problemas cada vez maiores.
Você não gosta de ter que lidar com fatos concretos e com lógica. Seu enfoque pessoal nos seus sentimentos e na condição humana torna difícil que você lide com decisões impessoais. Você não compreende nem acredita na validade de uma decisão que não leva as pessoas em consideração, fazendo de você uma péssima pessoa para tomar esse tipo de atitude. Você provavelmente evitará análises impessoais, apesar de poder desenvolver esta capacidade, e de conseguir ser bastante lógico. Sob estresse, é comum que você utilize a lógica de uma maneira errada quando, por exemplo, num momento de raiva, em que você cita fatos (e geralmente não completamente corretos) em uma explosão emocional.
Você tem padrões altíssimos para si, e pode ser muito duro consigo mesmo, tendo dificuldade para valorizar suas próprias qualidades. Se não resolver este seu conflito interno, nunca ficará feliz consigo mesmo, e pode ficar confuso e paralisado quanto ao que fazer de sua vida.
Pessoas como você geralmente são escritores talentosos. Você pode se sentir esquisito e desconfortável em se expressar verbalmente, mas você tem uma capacidade maravilhosa de definir e de expressar no papel, e faz isso com muito cuidado.
Você se daria bem se participasse mais de profissões de cunho social, como na área de aconselhamento ou de educação. Você se encontra o mais confortável e feliz possível quando trabalha pelo bem das pessoas, e onde você não precisa usar lógica intensamente.
Se você desenvolver suas potencialidades você poderá realizar feitos maravilhosos, apesar de que provavelmente você nunca ficar satisfeito com eles. E lembre-se: algumas das pessoas que mais causaram desenvolvimentos humanísticos no mundo foram pessoas como você.
Atitude: Introvertida
Temperamento: Idealista
Atitude (segundo Spranger): religiosa
Elemento: fogo
Fonte de alegria (Aristoteles): etica (virtude moral)
Simbolo mitologico (segundo Paracelso): ninfas (inspiracao)
Temperamento (segundo Galen): melancolico
Sua oração: "Senhor, ajude-me a finalizar tudo o que eu comecei"

Se quiserem fazer o teste podem clicar aqui .
Há certas coisas que não concordo , mas na maior parte é verdade a leitura que fazem sobre mim .

quarta-feira, 21 de março de 2007

Estar em dois lugares ao mesmo tempo ou o poder da divisão dos corpos segundo a administração do emBushte

O árabe Khalid Shaikh Mohammed, apresentado pelo governo de Bush como suposto autor dos atentados do 11 de Setembro, confessou o assalto a um banco fundado após a sua prisão. "Fui responsável pelo planeamento, treino, supervisão e financiamento dos ataques ao (...) Plaza Bank, no estado de Washington", disse ele na confissão que lhe foi extorquida no campo de concentração de Guantanamo. A prisão de Khalid foi em 2003 e o referido banco foi fundado em 2006.

Com os tratamentos aplicados pelas polícias políticas bushianas, este pobre Khalid seria capaz de confessar até mesmo o assassinato de Jesus Cristo.
A notícia está em Uruknet . A história mais desenvolvida desta nova trama do governo estado-unidense está em Khalid Sheikh Mohammed: The Official Legend of 9/11 is a Fabricated Setup .
Esta noticia pode-se encontrar tambem em resistir.info .

Por aqui se pode ver a forma como são feitos os interrogatórios em Guantanamo , e as consequentes confissões dos prisioneiros.
Quando é que o mundo abre os olhos para prender e julgar esse ditador do Bush , juntamente com o Blair , os sionistas , e com um pouco de sorte , tambem o Barroso , o nosso ex-primeiro ministro que abandona o País e vai para presidente da U.E., e já agora o Guterres que tambem abandonou o País para ir para mais um tacho como alto comissário da ONU para os refugiados.`
É uma autentica vergonha (à falta de um adjectivo mais adequado) o que esta gente faz impunemente por este mundo fora.

terça-feira, 20 de março de 2007

Mais uma ilusão

Como hoje tou sem tempo , fica aqui mais uma ilustração , esta é só para apreciar:)


segunda-feira, 19 de março de 2007

Arcade Fire

Os Arcade Fire que já tem data marcada para Portugal , no Super Bock Super Rock , a 3 de julho , estiveram recentemente em Londres , no Porchester Hall , e presentearam os fans com o Wake Up .
É de arrepiar...

domingo, 18 de março de 2007

Ilusão


Este desenho chama-se 9 People , ou seja , Nove Pessoas .
Eu só consegui encontrar 7 , se contar com o bébé e o cão , são 9 , mas o cão não é pessoa , embora ás vezes seja mais do que algumas que por aí andam , e o bébé encontra-se nos braços da mãe , não sei se conta .
De qualquer das formas está aqui uma bela obra de arte.

1 prenda

Faz hoje precisamente um mês que me iniciei nesta aventura dos blogs. Não vou cantar os parabens ou fazer uma festa de arromba , não nada disso , para comemorar este mês de lides bloguisticas , trago-vos uma série de fotos que encontrei no blog Maquina Zero , e que acho que ainda vai dar muito que falar , digo eu.
Aviso desde já que se forem uma pessoas religiosas e muito sensiveis , é melhor não verem as imagens presentes neste documento .
Na minha opinião de não religioso , e reparem que digo não religioso porque sinceramente não acredito em qualquer uma das religiões existentes ,
acho que o autor , um tal de J.A.M.Montoya , excedeu-se um pouco ,mas nada que uma mente aberta não possa suportar , e nada que o contribuinte , neste caso espanhol , não possa pagar.
Fica aí uma justa prenda (ou talvez não) para todos os que frequentam este humilde blog .
Para todos voçês UM BEM HAJA !

Rally de Portugal


Daqui a 15 dias realiza-se o rally de Portugal , em terras do Algarve . Portanto é melhor irem começando a conhecer os traçados e os melhores sitios para ver este grandioso espectaculo .Se quiserem ficar a conhecer os percursos em 3D , podem visitar o site do instituto geográfico do exercito , e deslumbrem-se com os traçados .


Tive a amabilidade de fazer um print screen e disponibilizo aqui os troços dos 3 dias de rally e a especial realizada no estádio do Algarve:

no dia 29 de março , no estádio do algarve , temos o inicio da 1ª etapa com uma especial de 2.03 km , ás 18.00 h






no dia 30 de março , recomeça a 1ª etapa ás 09.30 , no estádio do Algarve,


PE2 - Tavira 1 - 19,92 km - 10.22h
PE3 - Serra de Tavira - 24,38km - 11.27h
PE4 - S.Brás de Alportel 1 - 16,08km - 12.15 h

reagrupamento no estádio do Algarve -13.12h

PE5 - Tavira 2 - 14.44h
PE6 - Serra de Tavira 2 - 15.44h
PE7 - S.Brás de Alportel 2 - 16.22h

fim da 1ª etapa - estádio do Algarve





no sábado , dia 31 de março :


Partida da 2ª etapa - Estádio do Algarve -08.30h

PE8 - Silves / Ourique 1 - 30,69km - 09.48h
PE9 - Ourique 1 - 24,88km - 10.37h
PE10 - Almodòvar 1 - 20,89km - 11.32 h

reagrupamento estádio do Algarve - 12.57h

PE11 - Silves / Ourique 2 - 14.50h
PE12 - Ourique 2 - 15.39h
PE13 - Almodôvar 2 - 16.34h


Fim da 2ª etapa - estádio do Algarve - 18.00h





no domingo dia 1 de abril :


Partida da 3ª etapa - estádio do Algarve - 07.00h

PE14 - Loulé / Almodôvar 1 - 17,60km - 08.07h
PE15 - Loulé 1 - 22,08km - 08.39h

reagrupamento no estádio do Algarve -10.00h

PE16 - Loulé / Almodôvar 2 - 11.42h
PE17 - Loulé 2 - 12.14h
PE18 - Estádio do Algarve 2 - 13.45h

Fim da 3ª etapa - Estádio do Algarve - 13.55h




se quiserem ter estes mapas podem ir a este site , ou ir à pagina oficial do rally de Portugal 2007 .

Uma coisa é certa , tenho que ir fazer o reconhecimento da zona da 2ª etapa , para mim é a que está mais perto e a que conheço melhor , mas a 3º etapa tambem não está muito longe , se calhar é melhor fazer o reconhecimento das duas.:)




sábado, 17 de março de 2007

Abriu a caça ás bruxas

No CM de ontem vinha a noticia de que já foi aprovada na assembleia da republica o novo regulamento de fiscalização da condução sob influencia do alcool ou drogas , o que possibilita testar se os condutores consumiram droga , como o haxixe , cocaína e heroína .
Agora é que vai ser a caça ás bruxas , se antes , com o alcool era o que era , agora é que tá tudo lixado .

sexta-feira, 16 de março de 2007

Jornada de luta

IRAQUE: QUATRO ANOS DE RESISTÊNCIA HEROICA

Concentração: 20 de Março, 3ª feira, 17h30, no Rossio, Lisboa.

Canções pelo Iraque: 23 de Março, 6ª feira, 21h30, no Cinema S. Jorge, Lisboa. Com Camané, Fausto, Jorge Palma, José Mário Branco, Luís Represas, Pacman (Da Weasel), Paulo de Carvalho, Pedro Abrunhosa. Apresentadores: Rita Blanco e Jorge Silva Melo. Bilhetes à venda: Cinema São Jorge, Ticket Line, Lojas FNAC (10 euros)

Debate: 24 de Março, sábado, 18h30, na Casa do Alentejo, Lisboa. Com António Louçã, Carlos Carvalho, Manuel Raposo, Rui Namorado Rosa, Silas Cerqueira
Fica aqui o meu apelo e solidariedade.
E deixo aqui este link para terem uma ideia do que realmente se passou e passa .
Podem encontrar mais informações no resistir.info.

A luta continua...


quinta-feira, 15 de março de 2007

Petição online

A população de Vale Fuzeiros reclama a alteração do traçado da linha de alta-tensão em Silves. Para quem quiser assinar a petição aqui fica o link

http://www.petitiononline.com/07silves/petition.html

Esta é uma luta que eu junto os meus esforços aos dos habitantes daquela aldeia , porque conheço muito bem a zona por onde querem colocar esta linha (mesmo que não conhecesse ) , e não faz sentido esta passar tão perto das casas como este actual traçado , bastava mudar 1 ou 2 kilometros para norte e ficavam todos contentes.
Vamos lá ver se isto surte algum efeito.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Doping


Um atleta que representava o Messinense está a cumprir uma suspensão de seis meses depois de ter acusado a presença de haxixe no organismo, num controlo antidoping realizado a 15 de Outubro de 2006 , na derrota com o Pinhalnovense , por 1-0 . O Messinense já rescindiu contrato com este jogador .

Para que isto não se repita aconselho , a quem tiver que fazer análises e não saiba como evitar ser detectado substancias proibidas no organismo , deixem de fumar droga !!

Mas atenção que o haxixe e/ou erva (canabinoides) só sai do corpo ao fim de 22 (vinte e dois) dias , para ser mais rápido é melhor beber muita água e mijar muito , para que o organismo limpe mais depressa.

Se fores consumidor de outro tipo de drogas , p.ex. da cocaína , que é uma droga muito na moda entre os artistas da bola , lembra-te que esta leva 4 (quatro) dias a sair do corpo , portanto se tiveres jogo ao sábado podes sempre consumir até 3ª feira , e depois beber muita água durante a semana , e não te esqueças de urinar muito .

Se o teu problema for a heroína , esta leva 5 (cinco) dias a sair do corpo , e beber água para limpar é tambem o melhor metodo para que ela desapareça completamente do organismo , e , claro não te esqueças de mijar muito .

Acerca das pastilhas e outras drogas de laboratório não sei dizer ao certo quanto tempo é necessário para que não acusem nas análises , mas por via de dúvidas é sempre bom dar os 22 dias , o mesmo que os canabinoides .

Mas se queres mesmo que as análises não acusem , não consumas drogas ,

a melhor droga é a sobriedade , não há nada que se compare com o estar sóbrio , sentir os cheiros , ver as cores , os sons , viver sem substancias que te alterem o estado de espirito , essa sim é a verdadeira droga e aquela que te leva a estados nunca antes experimentados , o sentir todos os sentimentos que o nosso corpo tem e reagir ás adversidades ou não , consciente dos nossos sentimentos e emoções , sem aditivos de qualquer espécie .

Embora eu esteja com este discurso de sobriedade , não sou contra as drogas , até sou defensor da liberalização de todas as drogas desde as leves até ás mais pesadas , só assim se combatia eficazmente este flagelo que aflige a nossa sociedade , que é a má qualidade do produto consumido , e os ganhos astronómicos dos traficantes , mas este assunto fica para outra altura , num outro post .

Até lá tudo de bom pra voçês .

Escandalos

Depois do presidente de Israel ter sido acusado de varios crimes entre eles violação , intimidação sexual, obstrução da justiça e fraude . De o ministro da justiça desse país ter sido acusado de assédio sexual e de se ter demitido , foi a vez do embaixador de Israel , em El Salvador , ser encontrado bêbado em frente da embaixada, vestindo apenas acessórios utilizados por adeptos do sadomasoquismo .
É impressionante o que esta escumalha de politicos faz por esse mundo fora , como é que estas pessoas tem moral para estar à frente dum governo ?
tudo bem que são de um país formado (?) nas condições que se sabe , à base de expropriação de terras e extermínio de populações inteiras , mas mesmo assim deviam ter a decência de dar o exemplo e de se portarem bem .
Será este comportamento reflexo do seu fanatismo religioso ?
Só mais uma nota , reparem na forma como as noticias são dadas em relação aos crimes do presidente , utilizando estupro em vez de violação , um jogo de palavras interessante para camuflar o crime e enganar o mais incauto .
Não há duvida que os média ocidentais tem uma campanha bem organizada para tentar dar uma imagem de Israel completamente diferente do que ela é , como se a guerra que eles estão a fazer na Palestina fosse justa , e como se Israel é que estivesse a ser atacado.
Enfim...

terça-feira, 13 de março de 2007

1001 Noites


Não sei se já ouviram falar do Khat ou Qat , uma planta (arbusto) que cresce na África Oriental e na Penisula Arábica , e que é mascado como o tabaco , os efeitos é que são um pouco diferentes deste último , sendo mais similares á cocaína .Lembrei-me desta planta porque ontem vi umas imagens do Yémen e fiquei fascinado com a sua arquitectura ,como podem constatar pela foto é de uma beleza singular , remetendo a nossa (neste caso a minha) imaginação para as Histórias das 1001 noites contadas pela Sherazade , essa escrava que não queria morrer ao fim da noite e então ia contando histórias ao rei da Pérsia para que este não a matasse , deixando sempre uma história incompleta para terminar na noite seguinte .

Ora bem , o khat é consumido por 80% da população masculina desse País , de todos os extractos sociais , os homens não fazem mais nada que é mascar Khat (aquele inchaço não é um nenhuma maleita , é o khat ) , e conversar nas casas que existem para este efeito , já que as mulheres são quem trabalha nesta sociedade .

É de salientar que por enquanto esta planta não é ilegal na maior parte dos países da Europa , incluindo Portugal , embora não seja facil , para não dizer impossivel , encontrar à venda . No entanto , nos E.U.A. , sim o país da "liberdade" , já trataram de proibir esta substançia natural .
Um dia ainda gostava de provar esta planta :)

Smashing Pumpkins

Este post serve para homenagear uma das minhas bandas favoritas ,os Smashing Pumpkins que pelos vistos reuniram-se novamente e já tem data marcada para Portugal no dia 9 de junho .

Aqui em baixo podem ver um dos videos que mais me fascina e que considero uma obra de arte , esta música encontra-se no album Mellon Collie and the Infinit Sadness (a capa que podem ver aí em cima) . Fantásticas ilustrações no album e um video fantástico para a música Tonight , Tonight .



segunda-feira, 12 de março de 2007

7 Coisas

Post retirado pelo administrador.


como diria um amigo meu , dono de um bar,

"Quem bebeu bebeu , quem não bebeu bebesse!"

Fotografias

Encontrei esta foto no site da Reuters , que aconselho a visitar ,e onde podemos encontrar muitos trabalhos fotograficos e de video , até blogs os gajos têm . É um dos sitios que já está nos meus favoritos , para que esteja sempre a par do que se vai fazendo de boas fotografias a nivel mundial.

domingo, 11 de março de 2007

Hã? O que é isto?

Uma fã mais ousada , provoca um acidente ao líder da corrida...

Messinense empata

U.D.Messinense empatou hoje com o Abrantes , 0-0 foi o resultado final..
Num jogo muito disputado , o Messinense não foi alem de um empate com um dos seus adversários directos , depois de uma serie de vitórias em campos dificeis , perdemos 2 pontos em casa num jogo que podiamos e deviamos ter ganho.
Na minha opinião ,aequipa entrou convencida que este era um jogo facil , e que mais minuto menos minuto marcavamos um golo e estava feito o resultado . Não foi isso que aconteceu e esperamos que estes pontos perdidos não nos façam falta no final do campeonato

Faltam sete jornadas para terminar , ainda temos outras tantas finais e temos que ganhar o máximo de pontos para conseguirmos alcançar o objectivo manutenção .
Para ver a tabela clique aqui .

Força Messinense !! Sempre Fiéis !!


sábado, 10 de março de 2007

Usar armas é coisa de mulheres


No seguimento das recentes descobertas acerca dos chimpanzés que foram vistos a caçar com lanças de madeira ,


uma nova tese apareceu reforçando a ideía de que foram as fêmeas do antepassado do homem , as responsáveis pelo desenvolvimento das primeiras armas .


Os autores de um estudo com chimpanzés , observaram que os objectos para caçar são , em geral , usados por fêmeas e/ou por machos ainda não completamente desenvolvidos .


A partir desta constatação , verificaram que os machos adultos recorrem muito menos a armas devido à sua robustez , a qual confere-lhes maior facilidade em obter alimentos .


Esta teoria só vem reforçar a minha opinião , de que um verdadeiro homem não precisa de recorrer a armas para obter o que precisa para viver , o problema é que o armamento e a violência ja está tão enraizado no subconsciente colectivo , e somos constantemente "bombardeados" com um tipo de informação voltada para a violência , que para acabar com isso era necessário reestruturar todo o sistema de ensino e a própria sociedade , e , claro , acabar com o lobby da indústria de armamento .


Uma coisa é certa , já temos alguem para culpabilizar pelo aparecimento das armas .:)


sexta-feira, 9 de março de 2007

"Curta" Portuguesa vence em Viena


A cineasta portuguesa Regina Pessoa foi distinguida , no Festival de Cinema de Viena , pela curta-metragem ‘História Trágica com Final Feliz.

O filme, de apenas seis minutos e 46 segundos, conquistou o prémio Tricky Women, com o valor pecuniário de 3650 euros.

Esta foi a 39.ª distinção atribuída a ‘História Trágica com Final Feliz’, uma curta-metragem de animação realizada em 2005 que acompanha o percurso de uma criança que, por ser diferente da comunidade que devia ser a sua, um dia lhe foge, cansada da sua intolerância e indiferença.

Antes de Viena, renderam-se a esta ‘História Trágica com Final Feliz’ outros públicos, nomeadamente, a Suíça, a Coreia do Sul e Espanha.

Quinta curta-metragem de Regina Pessoa, ‘História Trágica...’ foi ainda incluída na ‘shortlist’ dos Óscares e dos Césares, além de ter sido nomeada para o Cartoon d’Or, os Genie Awards e Les Lutins du Court Metrage.

Regina Pessoa é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e é realizadora desde 1999, data de estreia de um primeiro filme: ‘A Noite’.

Vamos ver a curta-metragem vencedora:



quinta-feira, 8 de março de 2007

Dia 8 de Março


O post de hoje podia ser acerca do dia da mulher , esse dia que se comemora desde 1910 , depois de numa conferência internacional na Dinamarca , ter sido decidido homenagear umas operárias têxteis de Nova York . A 8 de Março de 1857 , essas trabalhadoras , que recebiam menos de um terço que os seus colegas homens , entraram em greve , ocupando a fábrica para reinvidicar a redução do horário de 16 para 10 horas diárias , no entanto , foram fechadas na fábrica , houve um incendio e cerca de 130 mulheres morreram .
Mas não , o post de hoje é acerca dum poeta e pedagogo nascido neste dia , no ano de 1830 em S.Bartolomeu de Messines , de seu nome João de Deus , e que faleceu em Lisboa em 11 de Janeiro de 1896 .Foi o autor da cartilha maternal , um método revolucionário para aprender a ler e que durou até aos nossos dias , eu , p.ex , aprendi a ler pela cartilha .
João de Deus foi tambem um poeta autor de vários livros entre os quais se destaca "Campo de Flores".
Não vou estar aqui a escrever muito mais acerca da sua vida e obra , para isso podem consultar os links que deixei neste post , e que estão muito completos .
Hoje comemora-se o aniversário do nascimento desse grande Homem , que ajudou e ensinou inúmeras gerações a ler o Português , e que todos os anos é recordado e homenageado pelos seus conterrâneos , que nunca o esquecerão .

E eu como Messinense que sou , não podia deixar passar esta data em claro , sem fazer uma justa homenagem a esse filho de Messines , que tão longe (e)levou o nome da nossa terra.
Para ti João de Deus , um muito obrigado !

quarta-feira, 7 de março de 2007

Culto do Cargo

Hoje vou falar num culto que apareceu na Papua Nova Guiné, durante a 2ª guerra mundial , e que se chama Culto Cargo (Cargo Cult) ,
confesso que não encontrei grande coisa na internet a falar desta religião , até porque ela já não existe , ou se existe é só para algum ancião ainda vivo nessas ilhas .
Tive conhecimento disto num livro que já falei aqui num post anterior , e que mais uma vez aconselho todos a ler.
Este culto apareceu numa ilha da Papua , no oceano pacífico , quando soldados americanos e australianos desembarcaram nela , os habitantes dessas ilhas nunca tinham visto homens brancos e ainda por cima estes vieram do ar, em grandes pássaros metálicos , eram abastecidos via aérea por aviões que deitavam os mantimentos em páraquedas, e tinham escrito nessas caixas a palavra " Cargo" , daí o nome do culto.
O nome do deus desta religião era o John Frum , isto porque os soldados ao tentarem manter contacto com os habitantes da ilha , diziam os seus nomes , John from Boston , John from New York , etc.
Bastava um contacto via rádio , coisa que os indíos nunca tinham visto , para que os soldados fossem abastecidos , e para que os indíos ficassem ainda mais espantados e crédulos acerca destes novos deuses que os tinham vindo salvar e proteger.
Quando a guerra acabou e os soldados retiraram , os indíos começaram a imitar este novo deus , fazendo imitações de rádios erguendo fios sobre antenas de bambu , falando dentro das latas imitando microfones , tentando fazer com que os aviões passassem e deitassem os mantimentos , ou aterrassem nas pistas feitas pelos Papuas.
Este culto ainda existiu durante algum tempo , até que alguns Papuas foram para a "civilização", viram que as coisas não eram como eles pensavam e regressaram á sua terra natal para acabar com a adoraçao ao deus John From e ao culto Cargo.
Embora alguns habitantes não acreditassem nas palavras destes salvadores e continuassem a adorar o seu deus que tanta coisa boa lhes havia dado , aos poucos foi desaparecendo até á completa extinção(?).

Esta história verdadeira leva-me a pensar no aparecimento das civilizações e das suas religiões , principalmente dos sumérios , a primeira civilização conhecida e da forma como o seu conhecimento foi adquirido , posso dizer que esta civilização foi quem inventou a escrita , a matemática , as escolas e os tribunais , e a sociedade como a vivemos hoje em dia , revolucionaram a tecnologia em campos tão diversos como a agricultura , o comércio , arquitectura e metalurgia , tinham um calendário ainda mais preciso que os povos da América .
É sabido que todas as civilizações posteriores aos Sumérios , foram buscar o conhecimento a essa grande civilização que tão pouco se sabe , ou que pouco querem que saibamos.
O velho testamento da biblia , o alcorão , e outros livros religiosos são baseados em mitos e histórias dos sumérios , alteradas ou não para um contexto mais recente e mais condizente com os tempos em que foram escritos ou neste caso traduzidos.

Fica uma pergunta no ar quem é que ensinou aos Sumérios isso tudo no 4º milénio A.C.?

terça-feira, 6 de março de 2007

Novidades Musicais


Ontem no Soulseek , um programa de sacanse , falaram-me nos Devotchka , que era ,e é , uma banda que andava de braço dado com os Arcade Fire. E eu , como não podia deixar de ser , fui tentar descobrir algo mais sobre esse grupo , e fiquei deveras surpreendido pelo excelente reportório que eles apresentam e que vos mostro aqui uma música .
A comparação feita não é muito feliz , eu considero-os mais próximo dos Gogol Bordello , visto o estilo se aproximar mais do burlesco e de ter muitas influencias do leste europeu , embora os Devotchka sejam norte americanos.
Uma banda para estarmos atentos...



Transformação



Trabalhar á noite e dormir de dia dá nisto .
Transformei-me num morcego .
.

segunda-feira, 5 de março de 2007

Teste psicológico

Encontrei este teste perdido nos meus arquivos , será que conseguem contar os pontos todos ? Vamos ver do que são capazes .:)

Uma anedota (?) palestiniana



Joe Sacco é um ilustrador Maltês , que se mudou para Los Angeles , autor dessa prancha aí em cima , incluida em "Palestina-Uma Nação Ocupada". Este livro de banda desenhada , que aconselho todos a ler, retrata o dia a dia dos Palestinianos num conflito permanente com os israelitas, ou vice versa.
Numa altura que a desinformação dos média atinge niveis alarmantes , é sempre bom recordar ou aprender , o que porventura poderemos ter esquecido ou nunca tenhamos vindo a saber ,
e este livro conta-nos a historia do conflito israelo-árabe , do ponto de vista dos árabes , "Com muita ousadia, Sacco demonstra a potência de uma linguagem que, aparentemente, é inadequada para tratar de um tema tão grandioso e terrível como é o conflito na Palestina", nas palavras de José Arbex.

domingo, 4 de março de 2007

Christiania e Ungdomshuset


O meu amigo Jack está a trabalhar na Islandia , e num dos seus regressos a Portugal , na altura do natal , falou-me numa comunidade em Copenhaga , chamada Christiania , uma cidade livre , com um governo autónomo , com cerca de 34 hectares e onde vivem 85o pessoas , que estabeleceram uma comunidade independente com estatutos semi-legais.
A declaração da missão da christiania diz :
"O objectivo de Christiania é criar uma sociedade que se governe a si mesma , onde todos os indivíduos são responsáveis pelo bem estar da sociedade em si . A nossa sociedade é para ser auto-sustentável , assim como a nossa aspiração é para sermos firmes na nossa convicção de que a distituição filosófica e fisíca pode ser afastada."

Os recentes incidentes em Ungdomshuset , outra comunidade Dinamarquesa , do mesmo género da Christiania , que podem conhecer melhor aqui, deixaram-me com um sentimento bipolar , primeiro de tristeza porque as cargas policiais são sempre de lamentar , ainda por cima nestas condições , em que comunidades livres e pacíficas são espancadas porque não querem pertencer a esta sociedade hipócrita e de especulação imobiliaria ;
depois de alegria ,pela resistencia oferecida á policia , na defesa do que levaram 26 anos a construir , e que agora uma igreja cristã quer ocupar depois de ter comprado o prédio há 6 anos e de ter agora a ordem de despejo emitida pelo tribunal , depois de uma longa batalha judicial .
E parece que isto está para durar , desde já expresso aqui o meu apoio a esta causa e que se resolva o conflito o mais rápido possivel , para que possa haver ainda pessoas livres e que não sejam carneiros iguais a tantos que andam por aí , embora este acontecimento seja distante de nós , pode-se ler nas entrelinhas o que ele representa para todo o mundo livre .