segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Origami


Origami (折り紙) é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra tem origem no japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o Periodo Edo (1603 a 1867), não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonêsa aquele que fizer mil origamis terá um pedido realizado.

in Wikipédia.


Esta breve introdução serve para mostrar dois sites que descobri. Um é de Eric Joisel um dos maiores mestres do origami(criador da imagem deste post) e que podem ver ao clicar aqui.
O outro é de Peter Callesen outro mestre na arte de trabalhar com o papel, embora este use outras técnicas e ferramentas. Para aceder ao site deste artista é só clicar aqui.

Sem comentários: