sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O Mestre do Origami


Há pouco tempo atrás mostrei aqui dois dos mestres europeus do Origami, mas hoje vou mostrar o trabalho de Satoshi Kamiya, um dos mais avançados mestres de Origami no mundo.

Kamiya nasceu no Japão em 1981 e faz Origamis desde os dois anos de idade. Satoshi fez centenas de modelos de origami, suas obras mais famosas são dois dragões, um é chamado de "Divino Dragão Bahamut" (Divine Dragon Bahamut) e o outro é chamado de "Dragão Antigo" (Ancient Dragon). Satoshi baseou-se em muitos dos seus modelos, incluindo os dragões, em episódios Japoneses de Manga.

Grande parte dos Origamis de Satoshi são extremamente complexos; os dragões tem em torno de 275 passos cada, e necessitam de um quadrado de 52 cm de papel fino. Ele também fez uma Baleia Azul (Blue Whale), um Mamute (Woolly Mammoth), um tigre dente-de-sabre, vários dinosauros incluindo o Tyrannosauro, um Mago (Wizard) (um raro exemplo de origami assimétrico), e mesmo um terceiro, não publicado, o Dragão Chinês, Ryu-Zin, com escamas, bigode, garras e chifres. Satoshi recentemente publicou um livro com muito desses modelos. Claramente diagramados em inglês e japonês, para os dobradores de elite e experientes.

Todos estes trabalhos podem ser vistos no seu site, em japonês. Cliquem no lado esquerdo, em cima, onde diz Gallery e depois é escolher o ano que queremos ver, desde 1995 a 2006, e aqui é clicar no nome de cada um dos desenhos em inglês, por exemplo: 2001, Diet Devil.
A seguir podem ver um vídeo que mostra este mestre a fazer uma Fénix (imagem do post)para um programa de TV, que levou 10 horas a fazer com um total de 1361 dobras.



Outro video de Satoshi a fazer Origami aqui.
Mais um video de Satoshi a fazer Origami aqui.

agradecimentos ao Bocaberta-Mix.

1 comentário:

G disse...

Impressionante o que se consegue fazer!!

Abraço!