terça-feira, 31 de julho de 2007

Segurança?

Encontrei no blog Zero de Conduta uma notícia que, embora já seja antiga, merece ser recordada pelo seu conteúdo hilariante. A notícia é do Jornal de Notícias e fala acerca do furto, há cerca de 3 meses, de um dos automóveis do SIS durante um momento de distracção de um dos agentes da secreta que, na Quinta do Lago, no Algarve, vigiava a casa onde está alojado Jean Pierre Bemba, líder da oposição na República Democrática do Congo.
"Dentro da viatura, um Fiat Stilo cinzento, estava todo o material de observação utilizado pelo SIS nas operações a que se dedica. Encontravam-se no automóvel um conjunto com três placas de matrícula falsas - vulgarmente utilizados nas operações à paisana -, uma câmara de vídeo, várias máquinas fotográficas e telefones móveis.
O furto do veículo do SIS não deixou de ser, contudo, insólito e pouco abonatório para a reputação dos nossos serviços secretos civis. Durante a operação de vigilância aos político congolês, o operacional do SIS saiu por instantes da viatura para atender um telefonema, mas cometeu o erro fatal de deixar as chaves na ignição. Foi nesse momento de distracção que alguém terá entrado dentro do carro e partido a toda a velocidade, não dando margem para o agente reagir.
Mas este não foi o primeiro caso de furto de automóveis do SIS. Em 2004, numa operação levada a cabo na Malveira, perto de Mafra, um outro veículo foi furtado, depois de a equipa de operacionais se ter ausentado por momentos para executar uma tarefa policial. O automóvel, igualmente equipado, também não apareceu".


Ainda gostava de saber o que é que este artista fez lá no Congo e como é que arranjou a fortuna toda que tem. E já agora, o que faz há tanto tempo em Portugal e tal , essas coisas só por curiosidade...

Sem comentários: