domingo, 29 de julho de 2007

Liberdade de Expressão(?)



Latuff, o famoso cartoonista brasileiro, foi intimado pela polícia do Rio de Janeiro a comparecer numa esquadra a fim de prestar depoimento "por usar sua habilidade para denunciar as violências cometidas pelo Estado em nome dos Jogos Pan-Americanos - com o acobertamento vergonhoso das corporações de mídia".Como o próprio Latuff ironizou: "... pra você ver como é bom viver numa democracia onde a liberdade de expressão é garantida, especialmente quando você resolve fazer uma charge do mascote do Pan segurando um fuzil ao lado do Caveirão".

Assim vai a liberdade de expressão no Brasil. O mandato policial de intimação (dever-se-ia dizer 'intimidação') pode ser visto em http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=663 .


A liberdade de expressão no Brasil, pelos vistos, não está muito diferente da vivida em Portugal. Basta nos lembrar-mos dos casos mais recentes do professor Charrua (que viu o processo arquivado), do blog Do Portugal Profundo(com o processo a decorrer), da directora do centro de saúde de Vieira do Minho demitida do cargo, etc., etc. para chegarmos à conclusão que algo vai mal neste mundo. O problema do ataque às liberdades adquiridas com muito esforço e luta, não é só local, é mesmo Mundial.

Para ver alguns trabalhos de Latuff:



1 comentário:

"o moço da bodega" disse...

É a liberdade de expressão do país. Os que pediram sua detenção são os mesmos que dizem que o governo Lula é censor, porque sancionou a lei que regulamenta a qualificação dos programas abertos na televisão.
Pulhas!