segunda-feira, 25 de junho de 2007

As 7 Maravilhas

Aproxima-se o dia 7-7-2007, o dia que foi "escolhido" para ser dado a conhecer ao mundo as novas 7 Maravilhas. Por esta razão acho importante conhecer um pouco do significado desse numero mítico e porque foi escolhido o nosso País para organizar o evento, que só por acaso(?) se vai realizar no estádio da Luz, nesta "Lux Citânia" ( Lusitania) à beira mar plantada, neste Porto de Paz (Porto-Graal).

Portugal tem uma cidade com características únicas no Mundo em termos de localização geográfica e história oculta de nível transcendental. É ela... Setúbal, uma cidade cujo nome resulta da cisão de 2 nomes bíblicos que representam os fundadores da Civilização, a saber: Seth (3º filho de Adão) e Ubal (um descendente de Noé). Escreve-se com sete letras e diz-se ser “Sete Vezes Sábia” por ter sido abençoada por grandes Seres. Não percebo porque não foi esta a cidade escolhida, talvez por não ter um estádio com o nome de Luz e talvez por Lisboa (Boa Lis, Boa Luz) ser a cidade das 7 colinas(assim como Roma e Jerusálem).

Mas analisemos antes o significado do número “7” que é o símbolo gráfico sagrado e perfeito (segundo Pitágoras) de qualquer manifestação do Divino na Terra como no Cosmos. Temos, por exemplo, os 7 dias da Criação do Mundo, os 7 Raios da Luz Sem Fim, o “7º Céu”, as 7 Constelações de Estrêlas, os 7 Arcanjos do Trono de Deus, os 7 degraus da Escada de Jacob referidos na Bíblia que representam os 7 Planetas Sagrados com Aura astro-etérea de ascenção astrológica por onde temos de passar até chegar á Perfeição...

Na Terra temos as 7 cores do Arco-Iris, os 7 dias da semana, as 7 notas musicais, as 7 artes, os 7 ‘chakras’ do corpo humano, os setes grupos de vértebras, os 7 orifícios no crânio, as 7 virtudes humanas, os 7 pecados capitais, os 7 anos de idade para cada fase da mudança de personalidade.

Curiosamente, realizou-se pela 1ª vez, em "Seth Ubal", no dia 10-6-2007 , a Comemoração do dia de Portugal, de Camões, com a presença do sr. Presidente da República (Prof. Cavaco Silva) que veio aqui por alguma razão, no ano em que nosso país assume a presidência da União Europeia. Verificou-se também que eram 7 entidades ao todo que constituíam, com ele, a tribuna de honra onde estava sentado. Coincidências?

Se quiserem aprofundar este tema da cidade de Setúbal podem a ir este site.

Por agora o que interessa são as 7 Maravilhas Mundiais, as antigas e as modernas.

As 7 Antigas Maravilhas foram escolhidas, obviamente, pelos gregos, mas a origem da lista das antigas 7 maravilhas ainda continua sendo um mistério, alguns atribuem a lista aos historiadores gregos Heródoto ou Antípatro de Sídon, outros atribuem ao Philon de Bizâncio que foi um importante engenheiro grego da Antiguidade, seu livro “De Septem Orbis Miraculis” é um dos poucos documentos que trazem a lista original das Sete maravilhas do Mundo Antigo e incluía o Farol de Alexandria, o Templo de Ártemis, o Colosso de Rhodes, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Mausoléu de Halicarnasso, as Pirâmides de Gizé e apesar da lista ser grega, apenas uma das obras situava-se na Grécia: a Estátua de Zeus .

As 7 Maravilhas Modernas ainda não foram anunciadas (só o serão no dia 7-7-2007), mas já há uma lista de 20 candidatas, de onde destaco as 10 que estão em melhor posição de serem as seleccionadas. A saber : Acrópole de Atenas, Chichén Itzá, Coliseu de Roma, Estátuas da Ilha de Páscoa, Grande Muralha da China, Machu Picchu, Petra, Stonehenge, Taj Mahal e a Torre Eiffel .

Para mais informações acerca das 7 Maravilhas visitar o site oficial do evento ou este site.

Deixo aqui um video onde podemos ver as 20 candidatas a Maravilha.



3 comentários:

Bia disse...

Confesso que estou curiosa para ver o resultado desta votação.

Patrick disse...

My friend Flávio, como sabes este é um blog entre os meus (7) favoritos, mas para muita malta de messines deve ser mesmo o nrº 1. Por isso era um enorme prazer poder contar contigo nas páginas de gente messinense e com o devido link para esta tua página ou outras tuas. Se possível mandas o teu ultimo nome e a morada. O resto já eu posso tratar, foto já a tenho. Caso não seja do teu interesse informa na mesma a palavra negativa. Mandas para o e-mail messines-net@hotmail.com .

Fico à espera. Abraço

pnet disse...

www.pnet.pt ---- muitas gaijas .... mas sem estarem nuas