quarta-feira, 20 de junho de 2007

As 7 Aberrações Nacionais

Como se sabe está a acontecer um concurso promovido por um canal de TV, para eleger as 7 maravilhas de Portugal. Agora o Tal e Qual decidiu eleger as 7 Aberrações de Portugal e eu fui encontrar, no blog que existe para esse efeito, as escolhas de várias pessoas de diversas áreas da nossa sociedade. O que me chamou a atenção nessas escolhas, para vir fazer um post acerca desse assunto, foi ver que Quarteira aparece em várias das listas de aberrações. Não posso estar mais de acordo, porque só quem não conhece essa cidade algarvia pode falar bem dela e não me refiro só à urbanistica e às torres em frente da praia, refiro-me ao ambiente de favela brasileira (literalmente) que por lá se vive. Ora bem, e esta conversa toda porquê? Porque há pouco tempo fui a Armação de Pêra e reparei que esta está a seguir o mesmo caminho de Quarteira, prédios por todo o lado, para venda ou para alugar, brasileiros a beber em monte naquelas esplanadas, brasileiras ao ataque, ukras , kosovos, pretos à boa vida e poucos portugueses pelo menos até ao verão e chegar a canalha toda do norte e Lisboa .
Andei à procura dos bombeiros, naquela só de ver como era o quartel e ... nada, procurei por um jardim digno desse nome para descansar e ..nada, só vi betão e mais betão.
Já que a vila cresceu tanto nos últimos anos era de supor que tivesse infraestruturas para dar apoio a toda a gente que presumo estejam à espera de vir a ter.
Mas pelos vistos primeiro constrói-se dezenas, talvez centenas de prédios de 10 ou mais andares e depois é que se dá qualidade de vida às pessoas que porventura virão morar para eles. Fiquei a saber, mais tarde, que Armação de Pêra não tem bombeiros, existe um quartel ali perto mas é em Alcantarilha e este é uma secção dos de Silves, enfim.
E já que estou nesta dos bombeiros pergunto se houver um incendio num 10º andar como é que extinguem o fogo, já que no concelho não existe viaturas com escadas suficientemente altas para apagar um foco de incendio a grande altura.

Já agora deixo aqui um contributo para as aberrações de Portugal, neste caso é mais a nivel de região do Algarve:
  • Quarteira (como não podia deixar de ser)
  • Armação de Pêra ( outra mais que obvia)
  • Ordenamento de trânsito em Messines ( uma vergonha o que fizeram para supostamente ordenar o transito, tornando-o ainda mais caótico)
  • Estrada Messines-Algoz (passem por lá e tirem as conclusóes)
  • Fortaleza de Sagres ( é um dos candidatos a Maravilha mas para mim não passa de uma Aberração)
  • Corte de árvores centenárias em Messines e reflorestação(?) da vila
  • Presidente da Câmara Municipal de Silves, Isabel Soares.

Muitas mais havia para nomear mas acho que estas já chegam.

5 comentários:

O ALGARVIO disse...

Excelente Blog!
Um Blog Marafado, sem dúvida alguma!!!
Se poder e quiser, adicione o meu Blog aos seus link´s...
Eu já o fiz!
Continuação de bom trabalho em Prol da Sociedade e da discussão livre de ideias.

Cumprimentos,
www.alma-algarvia.blogspot.com

Fly disse...

Obrigado pelo comentário, pela visita e pelo link.
Vou linkar-te tambem. É sempre bom conhecer novos blogs do Algarve.

um abraço

Teixeira disse...

Nos anos 70 os meus pais viveram na Quarteira e já nessa altura tinham a opinião que aquilo caminhava para a "desconstrução". Mais tarde pude confirmar isso mesmo. A aberração.

Vou prestar atenção ao blogue que indicas.

Tenho tido pouco tempo para comentar mas dou sempre uma olhadela no Marafado. Não estranhes.

Abraço
[[]]

Fly disse...

teixeira
não te sintas na obrigação de comentar sempre aqui no blog. Eu próprio, por vezes, nem tenho tempo para responder aos comentários, por isso não estranho de certeza.

abraço

Anónimo disse...

ó gajo!
tás a ficar pior do k eu!
LoL!
tens razao, a "zabelinha" é mesmo a maior aberraçao!
: / antonio