sábado, 7 de abril de 2007

Sôdade

O autor da morna Sôdade, um dos maiores sucessos da intérprete cabo-verdiana Cesária Évora, morreu terça-feira na ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. Armando Zeferino Soares, com 77 anos, era comerciante da ilha de São Nicolau e o funeral realizou-se na aldeia natal, Praia Branca, na mesma ilha cabo-verdiana.
Sôdade, a música que o tornou famoso e ficou célebre na voz de Cesária Évora, era conhecida também por ter dado origem a uma grande polémica .
A dupla Cabral-Morais tinha-a registado na Sacem (organismo que administra os direitos autorais em França) em 1991, quando o primeiro grande exito de Cesária Évora , "Miss Perfumado", estava para sair. Isso, depois de esta música ter sido gravada por vários outros intérpretes, entre os quais o próprio Amândio Cabral, em 1960, e o angolano Bonga, no início da década de 70.
Armando Zeferino Soares contou à Lusa que concebeu a musica quando foi despedir-se de um grupo de conterrâneos que iria emigrar para São Tomé e Príncipe, nos anos 50.
"Estávamos na despedida de um grupo de amigos que ia embarcar para São Tomé e na despedida fiz esta música", recordou na altura. Daí a letra: "Quem mostra" bo/Ess caminho longe?/Quem mostra" bo/Ess caminho longe?/Ess caminho/Pa São Tomé."
Naquela época, as despedidas musicais eram comuns e muito carregadas de emoção, pois vários cabo-verdianos não regressavam das roças de cacau e café de São Tomé.Cinquenta anos depois, a morna Sôdade é considerada como a mais emblemática música de Cabo Verde. Hoje esta palavra dá nome a bares e discotecas e até a revistas de música e tartarugas de Cabo Verde.
Cantada por vários intérpretes cabo-verdianos e de outras nacionalidades, Sôdade reflecte uma das principais características do cabo-verdiano e da música de Cabo Verde: a saudade e o amor à terra e o dilema de "ter de partir e querer ficar".

Deixo aqui uma justa homenagem:

4 comentários:

Teixeira disse...

Adorei conhecer essa história.

Não fazia a mínima ideia.

Abraço
[[]]

Luís Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ludovicus Rex disse...

Homenagem merecida.
Um abraço

http://xray.sai.msu.ru/~belokuro/muzak/saudade.mp3

susane disse...

Mis mejores felicitaciones en su sitio maravilloso! Perfecto !!!

Consultation voyance gratuite