sábado, 7 de abril de 2007

Sôdade

O autor da morna Sôdade, um dos maiores sucessos da intérprete cabo-verdiana Cesária Évora, morreu terça-feira na ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. Armando Zeferino Soares, com 77 anos, era comerciante da ilha de São Nicolau e o funeral realizou-se na aldeia natal, Praia Branca, na mesma ilha cabo-verdiana.
Sôdade, a música que o tornou famoso e ficou célebre na voz de Cesária Évora, era conhecida também por ter dado origem a uma grande polémica .
A dupla Cabral-Morais tinha-a registado na Sacem (organismo que administra os direitos autorais em França) em 1991, quando o primeiro grande exito de Cesária Évora , "Miss Perfumado", estava para sair. Isso, depois de esta música ter sido gravada por vários outros intérpretes, entre os quais o próprio Amândio Cabral, em 1960, e o angolano Bonga, no início da década de 70.
Armando Zeferino Soares contou à Lusa que concebeu a musica quando foi despedir-se de um grupo de conterrâneos que iria emigrar para São Tomé e Príncipe, nos anos 50.
"Estávamos na despedida de um grupo de amigos que ia embarcar para São Tomé e na despedida fiz esta música", recordou na altura. Daí a letra: "Quem mostra" bo/Ess caminho longe?/Quem mostra" bo/Ess caminho longe?/Ess caminho/Pa São Tomé."
Naquela época, as despedidas musicais eram comuns e muito carregadas de emoção, pois vários cabo-verdianos não regressavam das roças de cacau e café de São Tomé.Cinquenta anos depois, a morna Sôdade é considerada como a mais emblemática música de Cabo Verde. Hoje esta palavra dá nome a bares e discotecas e até a revistas de música e tartarugas de Cabo Verde.
Cantada por vários intérpretes cabo-verdianos e de outras nacionalidades, Sôdade reflecte uma das principais características do cabo-verdiano e da música de Cabo Verde: a saudade e o amor à terra e o dilema de "ter de partir e querer ficar".

Deixo aqui uma justa homenagem:

5 comentários:

Teixeira disse...

Adorei conhecer essa história.

Não fazia a mínima ideia.

Abraço
[[]]

Luís Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ludovicus Rex disse...

Homenagem merecida.
Um abraço

http://xray.sai.msu.ru/~belokuro/muzak/saudade.mp3

susane disse...

Mis mejores felicitaciones en su sitio maravilloso! Perfecto !!!

Consultation voyance gratuite

Audrey Maurice disse...

Un petit pour vous dire que votre blog est super!
voyance par mail