terça-feira, 17 de abril de 2007

Pink Floyd

As teorias oficiais dizem que o nome de Pink Floyd surgiu em homenagem a dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The PINK FLOYD Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd.
Sinceramente, discordo que esta seja a verdadeira razão, há algum tempos atrás conversei com uns cámones, que viveram nos anos 60, e eles contaram-me uma história muito engraçada acerca do nome que davam aos ácidos (LSD), nessa altura, chamando-lhes "Floyd", e diziam que havia um que tinha o nome de "Pink", daí o nome da banda. Ora bem , esta hipótese é muito mais plausível vindo de um alucinado Syd Barret, para não falar nos restantes membros da banda.
Acredito que esta seja a verdadeira razão para o nome Pink Floyd, o nome de um ácido chamado Pink, que existia na altura que eles formaram a banda, como se sabe os primeiros albuns eram bastante psicadélicos e só mesmo com uma trip em cima para os ouvir.
Independentemente da origem do nome Pink Floyd, são daquelas bandas que vale a pena ver um concerto ao vivo e de comprar a discografia , pelo menos até ao The Final Cut.
Deixo aqui um video de um concerto de 1994, Pulse, o mesmo que passou por Alvalade e que eu tive o privilégio de ver.:)
Se tiverem dificuldade em visualizar podem ver o video completo neste sitio.

1 comentário:

G disse...

É capaz de ser mesmo essa a razão do nome!
Depois de ouvir os primeiros álbuns da carreira da banda é fácil perceber porquê!!

Abraço!