domingo, 29 de abril de 2007

Heroes

Este post é dedicado ao meu irmão, que é um grande fã de banda desenhada e de séries de TV, e que me falou nesta interactividade da série Heroes que descrevo a seguir.

Heroes é uma saga épica, inpirada na banda desenhada , na qual dez pessoas comuns são misteriosamente dotadas de poderes sobre-humanos, que após um bizarro eclipse solar , manifestam poderes paranormais. Os protagonistas são oriundos de diversos países e com passados totalmente distintos. Têm em comum o facto de não serem perfeitos e terem problemas iguais aos comuns dos mortais.
Entre os protagonistas encontra-se uma stripper que luta para conseguir sutentar o filho, o seu marido, um, homem em fuga da justiça, um policia que já viu melhores dias, um artista toxicodependente, um jovem idealista e o seu irmão, um politico ambicioso, um estudante de liceu e um professor de genética cujo pai morreu em circunstâncias suspeitas. Como em qualquer banda desenhada , aos heróis opõem-se rivais bastante poderosos.
À semelhança de outras séries de TV como "Perdidos", "Prison Break" e "24" , "Heroes" recorre à interactividade para intensificar a relação com os espectadores. No dia em que o 12º episódio foi para o ar nos EUA a NBC lançou um projecto interactivo, que pretende complementar aquela produção, sob a designação de "Heroes 360 Experience". Recorrendo a conteúdos originais , criados para a internet ou para telemóvel, a estação proporciona um oportunidade aos fãs de investigar os mistérios da história, conhecer novas personagens e vislumbrar o desenrolar da trama. Os sites da "Heroes..." já receberam mais de sete milhões de visitantes desde o seu lançamento, em Janeiro, e foram efectuados cerca de 30 mil downloads de vídeos. Entre as formas de participação neste projecto interactivo conta-se também um numero de telefone para o qual o fãs ligam ou enviam mensagens de texto para receber informações, podem ainda registar-se e receber por email tyextos assinados pelos próprios personagens. Informações adicionais sobre os heróis e o enredo encontram-se dispersas pela página oficial e em outros sites ou blogs falsos, supostamente mantidos por personagens ou empresas fictícias. É o caso da página da Primatech Paper, a empresa onde trabalha Mr.Bennet e que serve de fachada a uma organização que estuda a origem dos poderes paranormais , de Activating Evolution, site criado por Mohinder Suresh em homenagem ao seu pai, Chandra Suresh e ainda o site do Corithian Hotel & Casino, um estabelecimento hoteleiro que surge em vários episódios. Existem ainda os blogs de Hiro Nakamura e da ex-agente da Mossad Hanna Gitelman e a página desta última na comunidade on-line MySpace.
A utilização de uma simbologia especifica do universo ficcional em que se desenrola a narrativa é uma das características que diferencia "Heroes" da maioria das produções para TV. A espiral, a cicatriz e o eclipse são os simbolos que aparecem com frequênçia. A espiral é um simbolo que surge, entre outros objectos, em quadros de Isaac Mendez, na capa do livro de Chandra Suresh e no cabo de uma espada empunhada por Hiro Nakamura. A cicatriz, duas linhas negras paralelas, encontra-se no pescoço de diversos personagens. A marca é resultado da injecção de um ísótopo radioactivo que permite a localização do alvo. O eclipse , para além de ser o logótipo da própria série, já apareceu numa fotografia no apartamento de Suresh e num quadro de Mendez, para além de já ter sido referido em vários diálogos. Podia falar também do 666 presente no endereço do blog e do myspace da Hanna Gitelman.
A NBC disponibiliza gratuitamente para download, no site oficial da produção, uma colecção de pequenas graphic novels que aprofundam a história dos protagonistas e apresentam novos personagens, basta clicar aqui .

Sem comentários: