quinta-feira, 29 de março de 2007

Novos desenhos de Galileu

desenhos da superfície da lua por Galileu




Estudiosos anunciaram nesta segunda-feira em Pádua, Itália, ter descoberto desenhos inéditos do filósofo, matemático e astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642).
As ilustrações, em aquarela, são de cor ocre e representam a superfície da Lua, ressaltando as irregularidades do relevo no satélite.
Os desenhos foram feitos directamente sobre as páginas de um livro publicado em 1610, que andou desaparecido durante quase quatro séculos e foi redescoberto num antiquário de Nova York.
O anúncio da descoberta e da autenticidade da obra foi feito pelo professor Horst Bredekamp, da Universidade Humboldt de Berlim, e pelo professor William Shea, da Universidade de Pádua.
"Posso dizer que os desenhos foram feitos pela mão de Galileu. Reconheço alguns traços característicos, como seu jeito rápido de pintar”, palavras do professor Shea, considerado como um dos maiores especialistas do mundo em Galileu.
Para ler mais desta noticia clique aqui.

E para mais informações acerca do livro Sidereus Nuncius, onde os desenhos foram originalmente publicados , clique aqui.




Sem comentários: