quinta-feira, 8 de março de 2007

Dia 8 de Março


O post de hoje podia ser acerca do dia da mulher , esse dia que se comemora desde 1910 , depois de numa conferência internacional na Dinamarca , ter sido decidido homenagear umas operárias têxteis de Nova York . A 8 de Março de 1857 , essas trabalhadoras , que recebiam menos de um terço que os seus colegas homens , entraram em greve , ocupando a fábrica para reinvidicar a redução do horário de 16 para 10 horas diárias , no entanto , foram fechadas na fábrica , houve um incendio e cerca de 130 mulheres morreram .
Mas não , o post de hoje é acerca dum poeta e pedagogo nascido neste dia , no ano de 1830 em S.Bartolomeu de Messines , de seu nome João de Deus , e que faleceu em Lisboa em 11 de Janeiro de 1896 .Foi o autor da cartilha maternal , um método revolucionário para aprender a ler e que durou até aos nossos dias , eu , p.ex , aprendi a ler pela cartilha .
João de Deus foi tambem um poeta autor de vários livros entre os quais se destaca "Campo de Flores".
Não vou estar aqui a escrever muito mais acerca da sua vida e obra , para isso podem consultar os links que deixei neste post , e que estão muito completos .
Hoje comemora-se o aniversário do nascimento desse grande Homem , que ajudou e ensinou inúmeras gerações a ler o Português , e que todos os anos é recordado e homenageado pelos seus conterrâneos , que nunca o esquecerão .

E eu como Messinense que sou , não podia deixar passar esta data em claro , sem fazer uma justa homenagem a esse filho de Messines , que tão longe (e)levou o nome da nossa terra.
Para ti João de Deus , um muito obrigado !

3 comentários:

bjecas disse...

Parabéns amigo João de Deus.

Sendo teu amigo, é meu amigo também brow!

\m/

ps: adoro o teu contador de visitas :P

ailéh disse...

Apanhei.te marafade, agora taz fete que nunca mais te largo as portas do blog..
bejes

Flyover disse...

ehehhehe

Seja bem vinda ao meu humilde blog :)


beijos