terça-feira, 13 de março de 2007

1001 Noites


Não sei se já ouviram falar do Khat ou Qat , uma planta (arbusto) que cresce na África Oriental e na Penisula Arábica , e que é mascado como o tabaco , os efeitos é que são um pouco diferentes deste último , sendo mais similares á cocaína .Lembrei-me desta planta porque ontem vi umas imagens do Yémen e fiquei fascinado com a sua arquitectura ,como podem constatar pela foto é de uma beleza singular , remetendo a nossa (neste caso a minha) imaginação para as Histórias das 1001 noites contadas pela Sherazade , essa escrava que não queria morrer ao fim da noite e então ia contando histórias ao rei da Pérsia para que este não a matasse , deixando sempre uma história incompleta para terminar na noite seguinte .

Ora bem , o khat é consumido por 80% da população masculina desse País , de todos os extractos sociais , os homens não fazem mais nada que é mascar Khat (aquele inchaço não é um nenhuma maleita , é o khat ) , e conversar nas casas que existem para este efeito , já que as mulheres são quem trabalha nesta sociedade .

É de salientar que por enquanto esta planta não é ilegal na maior parte dos países da Europa , incluindo Portugal , embora não seja facil , para não dizer impossivel , encontrar à venda . No entanto , nos E.U.A. , sim o país da "liberdade" , já trataram de proibir esta substançia natural .
Um dia ainda gostava de provar esta planta :)

Sem comentários: