quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Enterro do entrudo


estamos na quarta-feira de cinzas e ainda falta mais uma prova de fogo , para todos os foliões messinenses , e não só . Estou a falar do enterro do entrudo , ou de mais uma bezana , fica ao vosso criterio o nome que queiram dar a este dia .
Acho que fica bem se eu explicar um pouco o porquê deste dia , e a importancia que tem para as gentes desta terra.
Ora bem , para se ter uma ideia acerca deste tema , tenho que dizer que o carnaval é feito desde 1995 , nesta vila algarvia . Isto depois de um interregno de varias dezenas de anos em que não houve batalha de flores nesta localidade . Todos os anos tem vindo a crescer e a rivalizar com os maiores do Algarve e , porque não , de Portugal.
Muitos amigos meus de fora de Messines , dizem-me em tom de brincadeira , quando eu lhes digo que vou passar o carnaval em Messines e que não ha melhor sitio pra gozar 6 dias de bezana, sim o carnaval aqui começa á sexta-feira e só acaba quarta, não acreditam que possam fazer uma festa assim tão grande ou que possa ser mesmo assim como eu lhes conto. Pois é , meus amigos , é verdade . Tudo o que possam ter escutado acerca do carnaval de Messines e das bebedeiras , mocas e tudo o mais que esteja associado ao excesso é verdade , verdadinha , e é possivel acontecer nesta vila esquecida pelo poder autarquico.
Dá-me gozo ver o desfile que fazem no domingo e na terça de carnaval , ver o povo todo reunido para um objectivo comum , desde os figurantes ás brasileiras do bordel mais proximo , que dançam sem frio , sem medo da chuva num carro alegórico feito com muito amor e carinho ao longo do ano.
Mas dá-me mais gozo ver o enterro , o pessoal todo "roto" , sem vontade de beber mais , as viuvas que conseguem acordar um morto e , o morto que não quer ir para a cova sem antes beber tudo o que lhe ponham á frente .

Por enquanto ainda não tenho imagens para postar aqui, mas espero conseguir tirar algumas fotos daqui a pouco : )

como este blog não é para ser actualizado a toda a hora , e porque eu ainda estou a aprender a mexer nisto , vão ter que ser pacientes , com calma tudo se faz.

4 comentários:

Teixeira disse...

Quero ver essas fotografias!

Interessante a ideia do enterro do entrudo. Não fosse o samba á portuguesa e eu até que gostaria do carnaval...

Mas admito que bêbado é mais fácil.

:D

[[ ]]

Flyover disse...

epah tu não me digas nada acerca das fotos
então não é que não tinha pilhas na maquina :(

fica pro ano

[[[]]]

Mau Feitio disse...

O ano passado festejei o carnaval durante 5 dias e não precisei de ir para essa terra.
Fotos que é bom, nada.

Flyover disse...

pois...